A obra Guernica, de Picasso, criada em 1937, retrata o bomba...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3035139 Geografia

A obra Guernica, de Picasso, criada em 1937, retrata o bombardeio da cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola. No contexto da geopolítica do século XXI, a obra continua refletindo temas persistentes de violência contra civis, direitos humanos e a natureza devastadora dos conflitos armados.


Figura - PICASSO, P. Guernica. Óleo sobre tela. 349 X 777 cm. Museu Reina Sofia, Espanha, 1937. 

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/history/historymagazine/article/pablo-picasso-guernica-painting-history. Acesso em: 14 jun. 2024.


Nesse panorama, considere as assertivas abaixo.
I- Ao contrário da guerra civil na Espanha, os conflitos do século XXI fazem uso de drones para vigilância, ataques direcionados, e isto reduz a necessidade de enviar tropas ao terreno e elimina a morte de civis, como, por exemplo, as tecnologias de guerra usadas entre a Rússia e a Ucrânia.

II- Questões como genocídio, limpeza étnica e crimes de guerra estão no centro de muitas crises humanitárias, como, por exemplo, os intensos combates na região de Tigray, na Etiópia, entre as forças governamentais etíopes e a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF).

III- No século XXI, as tecnologias de guerra avançaram com o uso de drones, guerra cibernética, armas autônomas, sendo um exemplo emblemático do uso das tecnologias citadas o ataque realizado pelos Estados Unidos que matou o general iraniano Qassem Soleimani em 2020.

IV- O bombardeio de Guernica acarretou a mobilização contra o fascismo e aumentou o apoio às forças republicanas. No século XXI, as reações internacionais a conflitos variam. Em alguns casos, como o da guerra civil entre Rússia e Ucrânia, existem entre os países aliados intervenções militares e/ou sanções econômicas; em outras situações, há inação ou respostas limitadas devido a interesses geopolíticos.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas