Supondo que o governo adote um novo imposto específico sobre...
Quanto menor for a elasticidade-preço da demanda, maior será a incidência do tributo para os consumidores.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (21)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: CERTO
Quanto mais inelástico é o consumidor, menos ele reage ao aumento de preço e mais, portanto, ele irá sofrer a incidência do imposto.
Amigos, pensem no caso da gasolina. As pessoas precisam usar carro para diversas finalidades. (muitos vão de ônibus, bicicleta, monociclo, a pé, mas há uma grande massa que depende só do carro mesmo). O governo anuncia aumento nos impostos (é dificil mas já vi isso) e o que acontece? Os vendedores repassam o aumento para os consumidores porque sabem que eles vão arcar com o custo justamente porque não importa se a gasolina ficou 10 centavos mais cara. Os consumidores vão pagar a diferença.
É por isso que se fala que a demanda dos consumidores (desse caso) é inelástica. (esses consumidores são pouco sensíveis à variação de preço) então o custo do imposto recai sobre eles (consumidores)
Pense assim:
MENOR ELASTICIDADE: Remédio muito caro (50.000 R$ rsrs deve existir) e sem genérico para alguém é taxado com uma maior incidência de um tributo. A pessoa terá escolha ? Será se ela pode simplesmente parar de comprar aquele produto por causa do tributo? NÃO, POIS A ELASTICIDADE DELE É PEQUENA (menor que 1).
CONCLUSÃO: Quem não tem escolha, infelizmente, pagará mais.
GABARITO CERTO
Correto. Quanto menor a elasticidade-preço, menos menos condições tem o consumidor de escolher consumir ou não o bem. Nesse sentido, fica mais fácil o produtor repassar os tributos para o consumidor sem com que haja uma queda na demanda, já que a variação do preço pelo aumento do tributo não provocará uma grande variação da quantidade demandada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo