Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial...
A urbanização do Brasil liga-se, em larga medida, ao forte movimento migratório que, especialmente a partir dos anos 50 do século passado, transferiu para as cidades milhões de pessoas que se viram impelidas a abandonar o campo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A
questão está correta. Durante quatro séculos e meio de sua história, o Brasil
foi um país predominantemente rural. Com o início da industrialização a partir
da década de 1940 e com a crescente mecanização do campo, observou-se a
intensificação da migração campo-cidade. As pessoas buscavam mais qualidade de
vida e melhores oportunidades de emprego nos centros urbanos. Na década de
1960, a população brasileira tornou-se majoritariamente urbana e o número de
pessoas vivendo nas cidades não parou de crescer desde então. Atualmente, 85%
da população brasileira vive nos centros urbanos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a urbanização no brasil se deu após a década de 60
Gabarito (C)
Cuidado! Não confundir a urbanização do Brasil com país urbano! O Brasil só é considerado um país preponderantemente urbano a partir de 1970, quando o Censo infere o dado de que 52,1% da população do país habita cidades (em 1960 a população urbana era de 31,3%).
Também não confundir as preposições “no” e “do”
A urbanização no Brasil (em + o, ou seja, dentro dele ) começa no século XVI com os primeiros centros urbanos, lembrem-se que a urbanização independe de qualidades exclusivas da era moderna, afinal já existia urbe até na Grécia não é?! E processos de urbanização modernos são muito anteriores à década de 50. Citando dois exemplos rápidos, o processo de saneamento e urbanização da cidade do Rio de Janeiro a partir de 1901 e A primeira hidrelétrica do Brasil em 1889, a hidrelétrica de Marmelos em MG, para subsidiar o crescente núcleo urbano mineiro.
A urbanização do Brasil (de + o, ou seja, dele), a qual a questão se refere, a urbanização de um modo geral no país.
Segundo Milton Santos, a consolidação da industrialização no Brasil se dá a partir da década de 40, após um período de transição que vai do ínterim entre o início do século XX e a década de 40 - neste momento já temos 1.883 hidrelétricas no Brasil, o que é um bom indicador de urbanização, não?! - . Momento este em que se estabelece uma rede de cidades, com hierarquias nacionais e com os primórdios da precedência do urbanismo de interior (não mais o de fachada), assim despontando a cidade de São Paulo como hegemônica (principalmente devido a herança da infraestrutura oriunda da economia cafeeira). O processo de industrialização da era Vargas da década de trinta, caminha junto com esta consolidação da urbanização DO Brasil.
Finalizando, entre o período de 30 a 40 do século XX a taxa de crescimento urbano era de 30%, de 50 a 60 – anos -, de 54%, no mundo e o crescimento rural ficou estacionário em 16%, o que indica que tem mais gente indo para as cidades que para o campo, um êxodo. Com o aparelhamento do campo nas décadas anteriores e a crescente concentração fundiária, a população rural é impulsionada com veemência para as cidades na década de 50, atrás de melhores condições de vida.
TRADUZINDO A ASSERTIVA DO CESPE: A Urbanização que já tá rolando no Brasil, tem relação direta, com o motivo dos caras irem pras cidades na década de 50, por que tão expulsando todo mundo!!
A questão está CORRETA!
Impelir: fazer avançar à força; empurrar, impulsionar.
Gab: CERTO
exodo rural
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo