De acordo com o texto, o que significa "chegar com a maciez...
Luís Fernando Veríssimo
Todo mundo é tímido, os que parecem mais tímidos são apenas os mais salientes. Defendo a tese de que ninguém é mais tímido do que o extrovertido. O extrovertido faz questão de chamar atenção para sua extroversão, assim ninguém descobre sua timidez. Já no notoriamente tímido a timidez que usa para disfarçar sua extroversão tem o tamanho de um carro alegórico. Daqueles que sempre quebram na concentração.
Segundo minha tese, dentro de cada Elke Maravilha existe um tímido tentando se esconder e dentro de cada tímido existe um exibido gritando "Não me olhem! Não me olhem!", só para chamar a atenção.
O tímido nunca tem a menor dúvida de que, quando entra numa sala, todas as atenções se voltam para ele e para sua timidez espetacular. Se cochicham, é sobre ele. Se riem, é dele. Mentalmente, o tímido nunca entra num lugar. Explode no lugar, mesmo que chegue com a maciez estudada de uma noviça. Para o tímido, não apenas todo mundo, mas o próprio destino não pensa em outra coisa, a não ser nele e no que pode fazer para embaraçá-lo.
O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma plateia, o tímido não pensa nos membros da plateia como indivíduos. Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes. Não adianta pedir para a plateia fechar os olhos, ou tapar um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido pela metade. Nada adianta. O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó.
Disponível em: http://ainagaki.sites.uol.com.br/textos/timidez.htm
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreender a questão apresentada, precisamos focar na interpretação de texto, mais especificamente na expressão "chegar com a maciez estudada de uma noviça".
Aqui, a questão envolve a compreensão do sentido figurado, uma figura de linguagem que explora metáforas e comparações.
Alternativa Correta: A - Chegar cautelosamente
A expressão "chegar com a maciez estudada de uma noviça" implica em alguém que chega com cuidado, de forma suave e planejada. O uso da palavra "nóvica" remete a uma figura de alguém novo, inocente e, geralmente, cuidadoso em suas ações. Portanto, a ideia é de chegar de maneira discreta e cautelosa, o que justifica a escolha da alternativa A.
Justificativa das Alternativas Incorretas:
B - Chegar de forma saudosista
O termo "saudosista" refere-se a um sentimento de saudade, algo nostálgico. Não há no texto qualquer indicação de que a chegada envolva reminiscências ou sentimentos do passado, tornando essa alternativa incorreta.
C - Chegar de maneira desastrosa
Chegar de maneira desastrosa sugere algo desorganizado ou caótico, o que é o oposto do que é descrito pela "maciez estudada". A expressão indica cuidado e planejamento, o que contraria essa alternativa.
D - Chegar de modo devoto
Embora o termo "nóvica" possa ter conotações religiosas, como uma freira em treinamento, o adjetivo "devoto" implica um comportamento de adoração ou reverência, que não é o foco da expressão no contexto do texto. Aqui, a ideia é a suavidade e o cuidado na chegada, não a devoção.
Na interpretação de textos, é crucial prestar atenção às palavras-chave e ao contexto em que são usadas, pois isso facilita a compreensão do sentido pretendido pelo autor.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo