Nesse caso, ante a possibilidade de infecção bacteriana, jul...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3057587 Medicina
        Um paciente com 8 anos de idade, com odinofagia nos últimos 4 dias associada à febre > 38 °C 2-3x/dia, foi levado a uma unidade básica de saúde. A mãe negou coriza, espirros, tosse ou diarreia. No exame clínico, observaram-se petéquias no palato, hiperemia de orofaringe e exudato purulento na amígdala direita.

Nesse caso, ante a possibilidade de infecção bacteriana, julgue o item.


Nessa faixa etária, as amigdalites bacterianas são mais frequentes que as amigdalites virais.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - errado

Para resolver a questão, é essencial entender a diferença entre amigdalite bacteriana e amigdalite viral, além de saber qual é mais comum em crianças na faixa etária apresentada.

Na prática clínica pediátrica, amigdalites virais são significativamente mais frequentes em crianças do que as amigdalites bacterianas. A maioria das infecções da orofaringe em crianças é causada por vírus, como o rinovírus, adenovírus ou vírus sincicial respiratório. O quadro clínico apresentado na questão descreve sintomas e sinais que podem ser encontrados em ambos os tipos de infecção, mas a frequência das infecções virais é maior.

O enunciado propôs a afirmação de que, na faixa etária dos 8 anos, as amigdalites bacterianas são mais frequentes que as virais. Esta afirmação está incorreta. Embora as bacterianas, como aquelas causadas por estreptococos do grupo A, possam ocorrer e ser significativas, elas são menos comuns do que as virais.

Portanto, a resposta está correta ao afirmar que a alternativa é errada, pois contraria o conhecimento epidemiológico usual sobre infecções na orofaringe de crianças.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo