O artivismo, conforme apresentado na escultura-ambie...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2364788 Educação Artística

Texto 35A1-I


        Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Cora Coralina  






Jorge Menna-Barreto. Restauro. Escultura-ambiental/restaurante. 2016. Registro diário, com giz branco

na lousa escolar, do prato agroecológico do dia, feito a partir das cestas de agricultura familiar sustentável,

vendido como opção de almoço, no pavilhão da Bienal de São Paulo. 


         Convidado a propor uma obra para 32.ª Bienal de São Paulo, o artista Jorge Menna-Barreto explica que esse projeto “levanta questões acerca da construção dos hábitos alimentares e sua relação com o ambiente, a paisagem, o clima e a vida na terra (...) onde é possível perceber um outro momento da vida dos alimentos que chegam até nós. Restauro propõe um despertar para os usos da terra e as consequências globais de nossas escolhas. Entendendo o nosso sistema digestivo como ferramenta escultórica, os comensais tornam-se participadores de uma escultura ambiental em curso na qual o ato de se alimentar regenera e modela a paisagem em que vivemos”.

        O artivismo, conforme apresentado na escultura-ambiental de Jorge Menna-Barreto, reproduzida no texto 35A1-I, é um recurso cada vez mais recorrente nas realidades artísticas. Essa tendência vai ao encontro do momento atual, que, cada vez mais, exige que as novas gerações exerçam competências não apenas de conhecimentos, mas também no domínio das relações humanas. Assim, o ensino, além de considerar a aprendizagem a partir das novas linguagens em artes visuais, também deveria acumular camadas de valor social e político à medida que tangencia temas polêmicos e, por vezes, contraditórios. 

A partir das informações precedentes, bem como das apresentadas no texto 35A1-I, assinale a opção correta acerca das possibilidades do ensino de arte contemporânea.
Alternativas