A ação esperada do Banco Central visando a diminuir o volume...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO B
O redesconto é um empréstimo que os bancos comerciais recebem do Banco Central para cobrir eventuais problemas de liquidez. A taxa de juros sobre esses empréstimos é chamada taxa de redesconto. Quanto maior for a taxa de redesconto cobrada pelo Banco Central aos outros bancos, menores serão os valores demandados pelos bancos ao BACEN. Assim, menores serão os valores que esses bancos colocarão a disposição das pessoas para que possam, por exemplo, financiar uma casa. Ocorre, portanto, redução dos meios de pagamentos.
LETRA "B"
O BCB quer tirar dinheiro da economia (diminuir volume de pagamentos)
a) reduzir a reserva compulsória dos bancos comerciais.
Se ele reduzir a reserva compulsória, os bancos terão mais dinheiro para emprestar. Isso aumenta a quantidade de dinheiro em circulação na economia.
b) aumentar a taxa de redesconto bancário.
Correto. O redesconto é a taxa que o BCB cobra para emprestar dinheiro aos bancos. Se ele aumenta, quer dizer, se ele diz: "olha banco, agora não é mais 10% que eu vou cobrar pra te emprestar, é 40%." Os bancos não vão pegar mais esse dinheiro, o que, por consequência, gera uma diminuição da quantidade de dinheiro na economia.
c) reduzir a taxa de juros para desconto de títulos comerciais.
Se ele reduzir a meta da taxa de juros, a SELIC, os bancos acabam por reduzir seus juros ao cliente. Estes, por consequência, vão querer pegar dinheiro emprestado (já que os juros dos bancos estão baratinhos). Essa medida aumenta a quantidade dinheiro na economia.
d) adquirir títulos da dívida pública.
Quando o BCB adquire títulos da dívida pública, quer dizer, quando ele compra títulos da dívida pública dos bancos, por exemplo, acaba por colocar dinheiro no mercado.
e) aumentar a emissão de papel-moeda.
Ao emitir moeda (colocar $$ em circulação), o BCB aumenta a quantidade de dinheiro na economia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo