De acordo com o calendário nacional de vacinação, a vacina d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970038 Enfermagem
De acordo com o calendário nacional de vacinação, a vacina dTpa adulto deve ser aplicada em gestante
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A vacina adsorvida de difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular) foi introduzida a partir de novembro de 2014, no Calendário Nacional de Vacinação da gestante, como reforço ou complementação do esquema da vacina dupla adulta (difteria e tétano).

A) Correta – Conforme a Sociedade Brasileira de Imunização e a Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, recomenda-se que a gestante seja vacinada com a dTpa (tríplice bacteriana acelular) a partir da 20ª semana de gestação.

B) Incorreta - Recomenda-se que a vacinação com dTpa, seja realizada a partir da 20° semana de gestação e poderá ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto.

C) Incorreta - A vacina dTpa, aplicada após a 20ª semana de gestação, induz produção de anticorpos contra tétano neonatal em gestantes. Além da produção de anticorpos contra coqueluche.

D) Incorreta - Recomenda-se fazer a vacina dTpa, após a 20° semana, em cada gestação, independente se a gestação anterior ocorreu em um período maior ou menor que cinco anos.

E) Incorreta - Recomenda-se para as mulheres que não tenham histórico de vacinação prévia com dT (dupla adulto), fazer duas doses de dT, sendo uma no início da gestação e outra 4 semanas após a primeira dose e a terceira dose do esquema deverá ser feita com dTpa, após a 20ª semana.

Gabarito: letra A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra A.

Atualização !!!

De acordo com a Nota Informativa sobre mudanças no Calendário Nacional de Vacinação.2017

 Vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (acelular) tipo adulto – dTpa

O Ministério da Saúde passa a disponibilizar a Vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (acelular) tipo adulto – dTpa para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação.

 As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber uma dose de dTpa no puerpério, o mais precoce possível.

Uma questão da banca Consulplan que nos ajuda a responder sobre a temática, vejam: 

Q873542  Ano: 2018  Banca: CONSULPLAN  Órgão: Câmara de Belo Horizonte - MG  Prova: Técnico de Enfermagem

“A vacina dTpa adulto (difteria, tétano e coqueluchepassa a ser recomendada para as gestantes a partir da ___ semana.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 

d)  20ª

Gestantes que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante o período gestacional, administrar 1 (uma) dose de dTpa no puerpério (até 45 dias), o mais precocemente possível. A vacina dTpa também será ofertada para todos os profissionais de saúde. Gestantes sem histórico vacinal da dT, administrar 2 (duas) doses da vacina dupla adulto (dT) e 1 (uma) dose da vacina dTpa a partir da 20ª semana de gestação.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/calendario-vacinal-2022/anexo-calendario-de-vacinacao-da-gestante_atualizado_-final-20-09-2022.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo