De acordo com as recomendações do Programa Nacional de Imun...
De acordo com as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), julgue o item acerca da imunização em crianças prematuras.
A vacina BCG deve ser aplicada apenas em crianças com peso superior a 2 kg.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é: C - certo.
O tema central desta questão é a imunização de crianças prematuras, especificamente em relação à aplicação da vacina BCG. Este é um assunto importante em pediatria, pois envolve conhecer as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Vamos entender por que a alternativa correta é a C - certo. De acordo com as recomendações das autoridades de saúde em pediatria, a vacina BCG, que é usada para prevenir formas graves de tuberculose, deve ser aplicada em crianças que pesem mais de 2 kg. Isso acontece porque a resposta imunológica e a segurança da vacina são mais adequadas em crianças que atingem esse peso mínimo.
Para resolver questões como esta, é importante que você conheça as características principais e as recomendações de administração das vacinas no calendário vacinal infantil, especialmente para populações específicas como crianças prematuras. Entender os critérios de vacinação ajuda a responder a questão de forma correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As contraindicações para a vacinação com a BCG são:
• Criança com peso inferior a 2 kg, devido à escassez do tecido cutâneo (panículo adiposo), sendo esta uma contraindicação temporária até que a criança atinja o peso.
• Criança com lesões graves de pele, sendo esta uma contraindicação temporária.
• Recém-nascido contato de paciente, com tuberculose, bacilífero, sendo esta uma contraindicação temporária. A vacinação será realizada segundo avaliação médica, após a quimioprofilaxia primária.
• Indivíduo com história de ocorrência de hipersensibilidade (reação anafilática) confirmada, após o recebimento de dose anterior.
• Indivíduo com história de hipersensibilidade a qualquer componente dos imunobiológicos.
• Indivíduo com imunodeficiência grave, comprovada clínica ou laboratorialmente.
• Indivíduo com neoplasia maligna.
• Indivíduo em uso de corticosteroide em dose elevada por mais de duas semanas (prednisona de 2 mg/kg/dia para crianças até 10 kg ou de 20 mg/dia ou mais, para indivíduos acima de 10 kg).
• Indivíduo em tratamento com outras terapias imunodepressoras (quimioterapia antineoplásica, radioterapia, imunobiológicos, entre outros).
• Gestantes.
• Indivíduo com histórico de transplante de medula óssea, sendo esta uma contraindicação temporária. A vacinação será realizada conforme indicação médica.
• Indivíduo infectado pelo HIV, a partir dos 5 (cinco) anos de idade, mesmo que assintomático e sem sinais de imunodeficiência.
• Crianças nascidas de mães que utilizaram imunomoduladores durante os dois últimos trimestres da gestação devem ter a vacina BCG adiada para 6 a 12 meses de vida.
NOTA TÉCNICA • No 10/2020
Nota Técnica 04/DVE/2020
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/nota_tecnica_10_2020_bcg.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo