Leia o fragmento a seguir. Dizemos nós, abaixo assinados, q...
Dizemos nós, abaixo assinados, que entre os bens que possuímos livres e desembargados como bem uma parte de terras que temos na beira do rio das Antas, damos de nossa livre vontade para Nossa Senhora Santa Ana e por havermos dado mandamos passar esse título que ficará pertencendo de hoje em diante a essa Santa e por havermos dado mandamos este. Documento de doação do Patrimônio a Nossa Senhora Santana em 25 de abril de 1870. Apud: BORGES, Humberto Crispim. História de Anápolis. Goiânia: Cerne, 1976, p. 25. [Adaptado]
O fragmento, que descreve uma doação feita no ano de 1870, marca a história de Anápolis, porque se refere à
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A 25 de abril de 1870 surge o primeiro documento oficial sobre Anápolis. Um grupo de moradores constituído por Pedro Roiz dos Santos, Inácio José de Souza, Camilo Mendes de Morais, Manoel Roiz dos Santos e Joaquim Rodrigues dos Santos fez a doação de parte de suas terras para a formação do que se denominou de Patrimônio de Nossa Senhora de Santana.
No ano seguinte, nas terras doadas, Gomes de Souza Ramos construiu a Capela de Santana o que fez o lugar florescer rapidamente, pelo que foi elevado à Freguesia de Santana, sobrevindo depois os estágios de vila e de cidade.
Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/anapolis/historico
O fragmento, que descreve uma doação feita no ano de 1870, marca a história de Anápolis, porque se refere à: construção de uma capela em torno da qual cresceu o povoado que daria origem à cidade.
GABARITO B)
Joaquim doou terras a ela para que sua Igreja fosse construída. Ainda em 1870 aqui chegou Gomes de Sousa Ramos, filho de Dona Ana, que construiu a Capela prometida por sua mãe. No dia 03 de novembro de 1871 ela foi benta pelo Padre Francisco Inácio da Luz, vindo de Pirenópolis, que foi seu primeiro Capelão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo