Ao orientar um paciente diabético com relação ao autocuidado...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vejamos as alternativas:
A) Incorreta- Não se deve aspirar para checar retorno de sangue.
B) Incorreta – É recomendado agitar suavemente o frasco de insulina. Não se deve agitar violentamente o frasco, com isso a alternativa está incorreta.
C) Incorreta - Os ângulos recomendados para aplicação da insulina, são de 90° ou 60°, conforme o comprimento da agulha que será́ usada, a alternativa menciona o ângulo de 15°, com isso a alternativa está incorreta.
D) Correta - Em caso de combinação de dois tipos de insulina, preconiza-se que no preparo da seringa seja feita a aspiração primeiramente da insulina de ação rápida (Regular) e depois a insulina de ação intermediária (NPH) a fim de evitar a contaminação da primeira insulina.
E) Incorreta – Ao adotar a técnica e ângulo de 90° em indivíduos muito magros, pode-se resultar em uma aplicação intramuscular, com absorção mais rápida da insulina. Nestes casos recomenda-se utilizar agulhas mais curtas ou ângulo de 45 graus.
Gabarito: Letra D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra D
Em caso de combinação de insulina NPH com insulina Regular, aspirar antes a insulina de ação curta (regular) para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH).
Orientar o usuário a realizar a assepsia dos frascos e do local, aspirar primeiro a Insulina Regular para depois a NPH, pois fazendo o contrário, os cristais da NPH podem entrar no frasco da Regular, reduzindo a sua atividade
A mistura de NPH com Regular pode ser realizada e utilizada imediatamente ou armazenada para uso até 30dias. Recomenda-se dar preferência pela aplicação imediata após o preparo e se possível pelo próprio usuário, capacitado, para evitar instabilidade do produto e redução do efeito esperado. Não há exigência para que a aplicação da mistura da insulina seja feito por um profissional de saúde.
https://aps-repo.bvs.br/aps/qual-a-orientacao-para-a-aplicacao-da-mistura-de-insulina-nph-com-insulina-regular/#:~:text=Em%20caso%20de%20combina%C3%A7%C3%A3o%20de,armazenada%20para%20uso%20at%C3%A9%2030dias.
Segundo Diretrizes Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020):
A) alternativa errada pois não se fala em aspirar antes de aplicar
B) para homogeneizar a insulina recomenda-se rolamento entre a palma das mãos com 20 MOVIMENTOS SUAVES.
C) A pinça deve ser feita pelos dedos indicador e polegar, pois se for feita com todos os dedos pode atingir o músculo. OBS: a pinça/prega deve ser mantida durante toda a aplicação e após a aplicação manter a prega e agulha com o embolo pressionado por no mínimo 5 segundos (seringa) e 10 segundos (caneta).
D) está é a alternativa correta. Essa recomendação é para não contaminar o frasco de ação intermediária (NPH) com o de ação rápida (regular)
E) o tamanho da agulha depende do paciente (se tem escassez de tecido subcutâneo/magro ou faixa etária ou se estiver gestante tbm)
Os tamanhos das agulhas variam de 4, 5, 6, 8,12 a 13 mm.
Os ângulos variam entre 90 e 45 graus.
4 e 5mm: ângulo de 90 graus
6 e 8mm: ângulo de 90 ou 45 graus
12 e 13mm: 45 graus
Então se o paciente for muito magro ou em crianças menores de 6 anos dar preferência para a agulha de 4 mm ou se for uma agulha de tamanho 6 ou mais a depender do paciente pode-se considerar usar ângulo de 45 graus ao invés de 90 graus.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo