Leia o texto 'O ENIGMA DE PALMARES' e, em seguida, analise ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883670 História
Texto para a questão a seguir:

O ENIGMA DE PALMARES

Por Rafael Marquese, 2006. Trecho adaptado.

A Guerra dos Palmares foi um dos episódios de resistência escrava mais notáveis na história da escravidão do Novo Mundo. As estimativas sobre o número total de habitantes divergem bastante – de um mínimo de 6 mil a um máximo de 30 mil pessoas.

Não há como negar que as comunidades palmarinas, dada a extensão territorial e a quantidade de escravos fugitivos que acolheram, tornaram-se o maior quilombo na história da América portuguesa. Suas origens datam do início do século XVII, mas sua formação como grande núcleo quilombola se deu apenas no contexto da invasão holandesa de Pernambuco, quando diversos escravos se aproveitaram das desordens militares e fugiram para o sul da capitania.

As comunidades rebeldes que então se organizaram resistiram a diversas incursões da Companhia das Índias Ocidentais e, após a expulsão dos holandeses, a ataques das tropas luso-brasileiras.

Nas décadas de 1670 e 1680, os africanos, os crioulos e os descendentes alojados em Palmares eram vistos pelas autoridades metropolitanas como “holandeses de outra cor”, por conta da ameaça que representavam à ordem colonial portuguesa na América. Sua derrota pela força das armas só ocorreu em meados da década seguinte, após um conflito secular com dois dos maiores poderes coloniais europeus do mundo moderno.

Antes da revolução escrava de São Domingos (1791-1804) e das grandes revoltas abolicionistas do Caribe inglês no primeiro terço do século XIX, o episódio de Palmares só teve equivalente na I Guerra Maroon da Jamaica (1655-1739) e na Guerra dos Saramaca, no Suriname (1685-1762). Nesses dois casos, entretanto, os quilombolas conseguiram vencer as tropas repressoras, forçando autoridades e senhores a reconhecerem a liberdade dos grupos revoltosos.

A história da derrota do grande quilombo palmarino deu origem a um enigma que há certo tempo chama a atenção dos especialistas em escravidão brasileira: por que não houve outros Palmares na história do Brasil? O ponto é importante, pois a atividade quilombola se ampliou no século XVIII, com o aumento do volume do tráfico negreiro transatlântico e a formação dos núcleos mineratórios no interior do território, assumindo diferentes modalidades de norte a sul da América portuguesa. 
Leia o texto 'O ENIGMA DE PALMARES' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. No texto, Marquese afirma que os africanos, os crioulos e os descendentes alojados em Palmares chegaram a ser vistos pelas autoridades metropolitanas como “holandeses de outra cor”, por conta da ameaça que representavam à ordem colonial portuguesa na América.

II. O texto afirma que as comunidades palmarinas possuíam uma ampla extensão territorial e uma grande quantidade de escravos fugitivos, o que as transformou em um valioso mercado consumidor de especiarias e, assim, estimulou o comércio da Colônia com essas comunidades. 

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresenta um longo texto a respeito do quilombo de Palmares, o maior e mais famoso quilombo do Brasil, que foi duramente reprimido no período colonial. A leitura atenta é fundamental, porque o comando relaciona as afirmativas ao que está colocado no texto. É importante lembrar que o quilombo de Palmares está associado também à luta dos portugueses contra a ocupação holandesa no nordeste, como bem explica o texto. Aliás, o texto é um ótimo recurso para estudo do tema. É uma boa questão porque, de fato, se atrela ao texto do início. Em geral, usam-se esses textos apenas como ilustração da questão. Sobre o quilombo de Palmares é possível encontrar o livro clássico  O quilombo dos Palmares de Edison Carneiro, que faz uma análise do funcionamento da comunidade e de como ele representava uma afronta ao sistema colonial vigente. Mais recente, o livro Quilombo dos Palmares, negociações e conflitos  de Zezito Araújo.

Afirmativa I – VERDADEIRA – Os quilombolas de Palmares lutaram por muito tempo contra holandeses e, depois de sua expulsão, contra os portugueses. O quilombo de Palmares é, portanto, um exemplo de resistência de escravizados na colônia.

Afirmativa II – FALSA – Apesar de ter se iniciado no início do XVII, foi durante as disputas nas invasões holandesas que o quilombo aumentou em tamanho e população. Sua existência e organização eram consideradas ameaça/afronta ao sistema colonial por holandeses e portugueses.

 

A)      INCORRETA

B)      CORRETA

C)      INCORRETA

D)     INCORRETA

RESPOSTA: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

A afirmativa II extrapola o texto da questão, não há elementos no texto que falem sobre estímulo ao comércio entre portugueses e quilombolas, e sim que o quilombo era uma ameaça à ordem colonial.

@projeto.polimata

►B

Sobre a "alternativa II" sob a ótica do contexto histórico, os quilombos adotavam um sistema de isolamento estratégico.

Ao mesmo ponto que encontravam-se em locais de difícil acesso e propícios a criar sistemas de defesa para emboscada, eram próximo suficientes aos polos econômicos da colônia, pois comercializavam, principalmente com a pequena burguesia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo