Muitas reações químicas não cessam, mas apenas entram em equ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q788232 Química

Muitas reações químicas não cessam, mas apenas entram em equilíbrio, ou seja, continuam acontecendo microscopicamente, embora não se perceba macroscopicamente. Outras reações acontecem constantemente, mas de forma muito lenta. A respeito desses fatos, julgue o item que se segue.

A radioatividade é um fenômeno artificial inventado pelos cientistas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão.

Os cientistas Marie Curie, Pierre Curie e Antoine Becquerel descobriram que o átomo de urânio emitia radiação, fenômeno que Marie denominou radioatividade. Este fenômeno é produzido pelo decaimento nuclear e os núcleos de elementos que modificam suas estruturas e emitem radiação são chamados de radioativos. Os tipos mais usuais de radiação emitida pelos núcleos radiativos são as partículas α e β e os raios γ. A radioatividade possui muitas aplicações no cotidiano, como, por exemplo, na área da medicina, em que radioisótopos são muito utilizados na obtenção de diagnósticos e a radioterapia é amplamente usada no tratamento de câncer. Sendo assim, a radioatividade não é um fenômeno artificial inventado pelos cientistas.


Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Existem elementos naturalmente radioativos.

Uma aplicação importante de um isótopo radioativo natural é o método que utiliza o carbono 14 para determinar com certa precisão a idade de fósseis animais e vegetais, e até mesmo de objetos que sejam subprodutos de um ser vivo.

Se o elemento químico apresenta número atômico igual ou superior a 84, a tendência é que todos os isótopos que formam esse elemento sejam radioativos, ou seja, instáveis. O elemento polônio, por exemplo, possui número atômico igual a 84 (possui 84 prótons em seu núcleo) e todos os seus isótopos são instáveis.

O elemento químico urânio possui número atômico 92 e massa atômica 238,07. É extraído da natureza na forma de um óxido, em concentrações minerais baixas. O urânio encerra os elementos químicos naturais, isto é, a partir dele, todos os demais classificados na Tabela Periódica são artificiais.

Radiação pode ser natural ou artificial. Basta lembrar da radiação solar.

Pode ser Natural ou artificial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo