A medição de vazão utilizando-se ADCP vem crescendo muito no...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q567116 Engenharia Ambiental e Sanitária

A medição de vazão utilizando-se ADCP vem crescendo muito no Brasil. Com relação à medição de vazões em rios utilizando-se ADCP, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Velocidade lenta do barco é prejudicial a essa medição.

( ) Locais com curva ou remanso não afetam em nada a medição com ADCP, pois o equipamento faz a correção das direções da corrente e mede a vazão negativa de um remanso, descontando do valor medido.

( ) Fazer medições em seções com muito turbilhonamento pode acarretar áreas com erro e, por consequência, maior área interpolada.

( ) Em rios estreitos, em que se pode esticar um cabo, este deve ser instalado e a travessia feita por meio ele, especialmente se a velocidade da água for menor que 30 cm/s.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre a medição de vazão em rios utilizando o ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler), um instrumento amplamente utilizado para medir a velocidade e a direção das correntes em corpos d'água. Essa tecnologia é relevante para a gestão de recursos hídricos e estudos hidrológicos.

Para resolver a questão, é importante entender que o ADCP é sensível a certas condições ambientais e operacionais. Vamos revisar cada afirmativa:

1. Velocidade lenta do barco é prejudicial a essa medição.

A velocidade do barco deve ser moderada para garantir medições precisas. Velocidades extremamente lentas podem causar erros devido à dinâmica do fluxo e à capacidade do ADCP de capturar dados corretamente. Portanto, essa afirmativa é falsa.

2. Locais com curva ou remanso não afetam em nada a medição com ADCP, pois o equipamento faz a correção das direções da corrente e mede a vazão negativa de um remanso, descontando do valor medido.

Curvas e remansos podem introduzir complexidades nas medições. O ADCP é programado para lidar com algumas dessas variações, mas não corrige completamente os efeitos complexos em todas as situações. Portanto, essa afirmativa é verdadeira.

3. Fazer medições em seções com muito turbilhonamento pode acarretar áreas com erro e, por consequência, maior área interpolada.

O turbilhonamento pode interferir nas leituras do ADCP, aumentando as incertezas e levando a áreas interpoladas. Esta afirmativa é verdadeira.

4. Em rios estreitos, em que se pode esticar um cabo, este deve ser instalado e a travessia feita por meio dele, especialmente se a velocidade da água for menor que 30 cm/s.

Embora o uso de cabos possa ajudar em certas situações, a instalação em rios estreitos não é sempre prática ou necessária, e a velocidade da água também influencia na decisão. Esta afirmativa é verdadeira.

A sequência correta, portanto, é: F – V – V – V, conforme indicado na alternativa C.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo