Na classificação do material permanente no setor público, de...
Na classificação do material permanente no setor público, devem ser adotados parâmetros excludentes, entre eles
tamanho.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO ERRADO, POIS NÃO HÁ CRITÉRIO DE TAMANHO.
Material de consumo - aquele que em razão de seu uso corrente e da definição da Lei nº4.320/1964 perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos;
Material permanente - aquele que em razão de seu uso corrente não perde a sua identidade física, e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos.
Além disso, na classificação da despesa com aquisição de material devem ser adotados alguns parâmetros que distinguem o material permanente do material de consumo.
Um material é considerado de consumo caso atenda um, e pelo menos um, dos critérios a seguir:
FONTE: http://www.slog.cefetmg.br/divisao-de-patrimonio-dipat/perguntas-frequentes/1-qual-a-diferenca-entre-material-permanente-e-material-de-consumo/
Material de CONSUMO é aquele que se enquadrar em um ou mais :
Durabilidade
⇨ quando o material em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condições de funcionamento, no prazo máximo de dois anos;
Fragilidade
⇨ estrutura esteja sujeita a modificação, por ser quebradiço ou deformável, caracterizando-se pela irrecuperabilidade e/ou perda de sua identidade;
Perecibilidade
⇨ quando sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou que se deteriora ou perde sua característica normal de uso;
Incorporabilidade
⇨ quando destinado à incorporação a outro bem, não podendo ser retirado sem prejuízo das características do principal
Transformabilidade
⇨ quando adquirido para fim de transformação
ERRADO
Critérios:
DF/PIT
Durabilidade,Fragilidade/ Perecibilidade, Incorporabilidade, Transformabilidade.
Material permanente: de duração superior a dois anos, levando-se em consideração os aspectos excludentes de durabilidade, fragilidade, perecibilidade, incorporabilidade e transformabilidade (DF PIT). Se enquadrado em apenas um desses critérios, o item será classificado como material de consumo.
Logo, tamanho não é um critério excludente.
ERRADO
Está errado porque o critério de tamanho não é utilizado na classificação de material permanente no setor público. A classificação considera parâmetros como durabilidade, identidade, funcionalidade e manutenção de sua integridade física por mais de dois anos, conforme normas patrimoniais. Esses critérios são complementares, e não excludentes, e o tamanho não é relevante para determinar se o material é permanente ou de consumo.
Critérios complementares são aqueles que se somam para formar uma análise mais completa e abrangente. Ou seja, ao utilizá-los, diferentes características ou aspectos são considerados juntos, sem excluir um ao outro. Por exemplo, na classificação de materiais permanentes no setor público, pode-se considerar a durabilidade, a funcionalidade e a necessidade de manutenção, todos ao mesmo tempo, para definir se um item se encaixa nessa categoria.
Já os critérios excludentes são aqueles que, ao serem aplicados, descartam a consideração de outros aspectos. Quando um critério é excludente, ele impõe uma escolha única entre alternativas, ou seja, se um critério é atendido, outros podem ser desconsiderados. Por exemplo, se a individualidade fosse um critério excludente, um material poderia ser classificado como permanente ou não, com base apenas nesse aspecto, sem considerar outros fatores como durabilidade ou valor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo