A queda representa um grande problema para as pessoas idosas...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (29)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Fatores de Risco Extrínsecos, são aqueles relacionados com o meio externo, que podem influenciar na maior ocorrência da queda, podendo ser reversíveis em sua maioria.
Vejamos as alternativas:
A) Incorreta- Doença de Parkinson é considerada fatores de risco intrínsecos patológicos.
B) Correta - Fatores de risco extrínsecos, são aqueles relacionados com o meio externo, como ambiente inseguro e mal iluminado.
C) Incorreta - Polifarmácia é considerada fatores de risco intrínsecos medicamentosos.
D) Incorreta - Marcha lenta e com passos curtos é considerado fatores de risco intrínsecos por Condições clínicas e funcionais
E) Incorreta – Idade superior a 80 anos é considerado fatores de risco intrínsecos sociodemográficos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra: B
Os fatores de riscos intrínsecos para as quedas são os relacionados ao envelhecimento e às limitações do individuo. Os extrínsecos são relacionados ao ambiente, sendo o domicilio o local mais frequente de quedas, principalmente por pisos escorregadios e objetos no chão.
O fator de risco extrínseco se refere a situação de fora do quadro do paciente. No caso da doença de Parkinson é um fator de risco intrínseco, já que faz parte do quadro do cliente. Alternativa A está errada.
O ambiente inseguro e mal iluminado é um fator de risco extrínseco, pois está fora da condição clínica do paciente. Alternativa B está correta.
Polifarmácia, marcha lenta e com passos curtos e idade superior a 80 anos são todos fatores de risco intrínsecos, pois estão relacionados a condição clínica do paciente. Alternativas C, D e E estão erradas.
Gabarito do Professor: Letra B
Bibliografia
Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Programa Nacional de Segurança do Paciente. Protocolo Prevenção de Quedas. Rio de Janeiro: Anvisa, 2013.
Os outros são intrínsecos.
B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo