Arranjos redundantes de discos independentes (Redundant Arra...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - Conjunto de discos divididos por tiras, cuja imagem é espelhada em um segundo conjunto de discos.
Vamos entender cada ponto importante sobre o RAID. RAID, ou Redundant Array of Independent Disks, é uma tecnologia que combina múltiplos discos rígidos em uma unidade lógica única para melhorar o desempenho e/ou a confiabilidade. Existem diferentes níveis de RAID, cada um com suas próprias características e benefícios.
RAID 0+1 é uma combinação de dois outros níveis de RAID: RAID 0 e RAID 1. Para compreendê-lo melhor, é útil entender o que cada um desses níveis faz:
RAID 0: Esse nível faz a segmentação de dados em tiras (striping), dividindo os dados em blocos que são distribuídos entre dois ou mais discos. Isso melhora o desempenho, pois várias partes do dado podem ser lidas ou escritas simultaneamente. No entanto, não oferece redundância; ou seja, se um disco falhar, os dados são perdidos.
RAID 1: Esse nível faz o espelhamento (mirroring) dos dados. Cada dado é copiado integralmente em dois ou mais discos. Isso oferece alta redundância, pois se um disco falhar, os dados ainda estão disponíveis no(s) outro(s) disco(s), mas não melhora o desempenho tanto quanto o RAID 0.
O RAID 0+1 combina esses dois métodos. Ele primeiro divide os dados em tiras (striping) como no RAID 0 e depois espelha esses dados (mirroring) como no RAID 1. Assim, você obtém tanto o benefício de desempenho do RAID 0 quanto a redundância do RAID 1.
Para que isso funcione, você precisa de, no mínimo, quatro discos: dois para o striping e mais dois para o espelhamento desse striping. Se qualquer disco no conjunto de striping falhar, toda a matriz ainda estará funcional devido à réplica espelhada.
Vamos agora analisar por que a Alternativa B está correta:
A Alternativa B descreve exatamente a configuração do RAID 0+1: "Conjunto de discos divididos por tiras, cuja imagem é espelhada em um segundo conjunto de discos." Isso indica que os dados são primeiro divididos entre discos (striping) e, em seguida, cada disco de striping é espelhado em outro disco, fornecendo a combinação de desempenho e redundância.
Com essa explicação detalhada, espero que você tenha compreendido a essência do RAID 0+1 e por que a alternativa B é a correta. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Algum esclarecimento a respeito da letra "c"?
Segue o endereço eletrônico de um bom artigo que descreve a diferença entre o RAID 0+1 e o 1+0 :
http://eduardolegatti.blogspot.com.br/2008/03/descomplicando-raid-01-01-e-raid-10-10.html
gab B. fui de c kkk.. B) Conjunto de discos divididos por tiras, cuja imagem é espelhada em um segundo conjunto de discos. // FAZ SENTIDO, POIS INTERNAMENTE FICARÁ O RAID 0 FRACIONADO POR TIRAS QUE GUARDARÁ 50% DOS DADOS NO DISCO1 E 50% NO DISCO2. POR FORA, TEREMOS O RAID 1, OU SEJA, UM ESPELHAMNETO COM 2 DISCOS, OU SEJA, O DISCO3 ESPELHANDO O DISCO4.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo