Os veículos para atendimento pré-hospitalar e/ou transporte ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970063 Noções de Primeiros Socorros
Os veículos para atendimento pré-hospitalar e/ou transporte de pacientes do tipo B “Unidade de Suporte Básico de Vida”, que contam com Técnico ou Auxiliar de Enfermagem como condutor, podem realizar o transporte de pacientes com risco conhecido entre unidades extra hospitalares sem a presença do enfermeiro, desde que, o enfermeiro, como responsável pela equipe, avalie o paciente quanto ao grau de dependência, antes da realização do transporte. Nesse contexto, recomenda-se que na Unidade Móvel tipo B seja realizado pelo Técnico de Enfermagem o transporte de paciente classificado como cuidado intermediário, que é o paciente
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O transporte de pacientes, pode ser compreendido como a transferência temporária ou definitiva de pacientes por profissionais de saúde, seja dentro do ambiente hospitalar ou entre unidades não hospitalares. 

A) Incorreta - A alternativa propõe que a unidade móvel tipo B seja destinada a pacientes passíveis de instabilidade das funções vitais, recuperável, sem risco iminente de morte, requerendo assistência de enfermagem e médica permanente e especializada, assim como descrito na questão, a unidade de suporte básico, não consta com um profissional médico, como membro de sua equipe, com isso  a alternativa encontra-se incorreta, pois o paciente apresentado, necessita de assistência médica permanente especializada no momento do transporte.  

B) Incorreta - A alternativa propõe o transporte de pacientes crônicos, estável sob o ponto de vista clínico, porém com total dependência das ações de enfermagem para o atendimento das necessidades humanas básicas. Diante do quadro clínico apresentado na alternativa, o transporte do tipo A se adequa, sendo uma ambulância de transporte: veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes que não apresentam risco de vida, para remoções simples e de caráter eletivo. 

C) Correta- A Unidade de Suporte Básico de Vida Terrestre (USB) é equivalente a uma ambulância tipo B. Ambulância de Suporte Básico são veículos destinados ao transporte inter-hospitalar e ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local ou durante transporte, até o serviço de destino, estando  estável sob o ponto de vista clínico e de enfermagem, com parcial dependência dos profissionais de enfermagem para o atendimento das necessidades humanas básicas.

D) Incorreta -  A alternativa propõe o transporte de um paciente grave e recuperável, com risco iminente de morte, sujeito à instabilidade das funções vitais, requerendo assistência de enfermagem e médica permanente e especializada, estando a alternativa incorreta, pois o quadro clínico do paciente não se aplica a unidade móvel do tipo B, sendo o mesmo destinado ao  transporte do tipo C e D, que são Ambulância de Resgate: veículo de atendimento de urgências pré-hospitalares e Ambulância de Suporte Avançado.

E) Incorreta - A alternativa propõe o transporte de um paciente em cuidado paliativo, sem risco iminente de morte, autosuficiente quanto ao atendimento das necessidades humanas básicas. Diante do quadro clínico apresentado na alternativa, o transporte do tipo A se adequa de maneira efetiva, sendo ele  uma ambulância de transporte: veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes que não apresentam risco de vida, para remoções simples e de caráter eletivo, não sendo assim necessário uma unidade móvel do tipo B.

Gabarito: Letra C



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa C, que descreve o paciente como estável do ponto de vista clínico e de enfermagem, com parcial dependência dos profissionais de enfermagem para o atendimento das necessidades humanas básicas. A recomendação é que o transporte desses pacientes seja realizado por Técnicos de Enfermagem em unidades móveis tipo B. Isso é possível desde que seja feita uma avaliação prévia do enfermeiro responsável pela equipe para determinar a dependência do paciente em relação aos cuidados de enfermagem. É importante ressaltar que pacientes em estado grave ou com risco iminente de morte requerem uma assistência mais especializada e, portanto, não devem ser transportados sem a presença de um enfermeiro ou médico. Pacientes em cuidados paliativos também não devem ser transportados em unidades móveis de suporte básico de vida.

Veículos para atendimento pré-hospitalar e/o transporte de pacientes são em seis tipos (A,B,C,D,E e F), sendo o tipo B ‘Unidade de Suporte Básico de Vida’, que é composto por técnico ou auxiliar de enfermagem, podem realizar o transporte de pacientes com risco conhecido entre unidades extra-hospitalares sem a presença do enfermeiro, desde que, o enfermeiro, como sendo responsável pela equipe, avalie o paciente quanto ao grau de dependência, antes da realização do transporte”. Ainda segundo o parecer, para aqueles pacientes de cuidados mínimos recomenda-se que seja realizado pelo Auxiliar de Enfermagem e/ou Técnico de Enfermagem, já para os pacientes de cuidados intermediários recomenda-se que seja realizado pelo Técnico de Enfermagem.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo