Julgue o item que se segue, com relação a problemas ambienta...
Julgue o item que se segue, com relação a problemas ambientais urbanos decorrentes da ocupação humana.
A coleta e a destinação de resíduos sólidos são consideradas
como problemas ambientais urbanos para os quais a maioria
das cidades brasileiras ainda não tem uma solução eficaz.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Nela, o candidato precisa julgar uma afirmação que aponta que a coleta e destinação de resíduos sólidos é um problema ambiental urbano sério no Brasil, uma vez que seu destino é inadequado e muitas cidades brasileiras não têm solução eficaz para o problema.
Primeiramente, é importante destacar que mais de 80% da população no Brasil, vive em áreas urbanas. Com isso, houve nas últimas décadas, um grande aumento da produção de lixo nos grandes centros urbanos, tornando a pauta da coleta e destinação de resíduos sólidos no país um problema sério e imediato de ser resolvido.
Para agir sobre esse problema foi instituída no Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei n°12.305/2010 - que objetivava organizar a forma que o nosso país lida com o lixo, a partir da fiscalização e cobrança dos setores público e privado com a forma de gerenciamento de seus resíduos. Inicialmente, a Política tinha o objetivo de acabar com todos os lixões a céu aberto até 2014 (prazo que foi prorrogado pela dificuldade dos municípios em implantar aterros sanitários), acabar com os lixões de grandes capitais e suas regiões metropolitanas até 2018 e de municípios situados em fronteiras e com 100 mil habitantes até 2019.
Embora, essa lei tenha tido iniciativas para melhorar a coleta e o descarte do lixo, a situação ainda é preocupante. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2014, cerca de 41,6% do lixo produzido no país era descartado em lixões e aterros controlados.
O descarte de lixo em lixões a céu aberto e aterros sanitários sem padrões mínimos de funcionamento causam vários problemas ambientais. Entre esses problemas podemos citar a contaminação do solo pelo derramamento de chorume (que é um líquido tóxico escuro proveniente da decomposição do lixo), contaminação de níveis freáticos pela penetração de chorume no solo, o aumento de doenças causados pelo aumento da proliferação de insetos, a emissão de gases do efeito estufa que intensifica o Aquecimento Global, mau cheiro intenso nas redondezas e o aumento no número de incêndios que são causados pelos gases gerados pela decomposição desses resíduos.
Desse modo, nota-se que o descarte de resíduos sólidos ainda é um problema preocupante e que ainda não está próximo de ser resolvido, tendo em vista a alta porcentagem do descarte do lixo em lixões a céu aberto.
Sendo assim, a alternativa está CERTA.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
INFELIZMENTE
Por falta de meios para tratar de tais resíduos, é uma realidade nas cidades.
A falta de um planejamento adequado para o descarte de lixo ainda é um dos principais problemas ambientais do Brasil. Mesmo após a instituição da S existem ainda 3 mil lixões e aterros controlados espalhados no território nacional.
GAB: CERTO
FONTE :vgresiduos.com.bR
Sem falar que esses resíduos sólidos contribuem significativamente para a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, que faz parte de boa quantidade de nossa água potável.
"As pessoas geralmente ficam confusas quando a frase não termina do jeito que elas Laranja"
JUSTIFICATIVA CESPE - CERTO. Apesar dos esforços empreendidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, cerca de 75% do lixo produzido nas cidades brasileiras são destinados a lixões.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo