Julgue o item que se segue, com relação a problemas ambienta...
Julgue o item que se segue, com relação a problemas ambientais urbanos decorrentes da ocupação humana.
O prolongamento artificial do fotoperíodo por meio de luz
noturna artificial tem gerado impactos em espécies de
hábitos noturnos que vivem em áreas urbanas e periurbanas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Nela, o candidato precisa julgar uma afirmação que afirma que o prolongamento artificial do fotoperíodo tem gerado impactos em espécies que vivem em áreas urbanas e periurbanas.
Para responder a questão corretamente, o candidato precisa entender o que significa o conceito de fotoperíodo e como é feito o prolongamento artificial no período noturno, para então associá-lo ou não à vida das espécies nesses ambientes.
O conceito de Fotoperíodo está associado à duração do dia em relação à noite em um período de 24 horas. Portanto, está ligada à luz solar que ilumina a superfície terrestre em uma determinada localidade.
Portanto, a afirmação está CERTA.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A vida noturna dos seres humanos, principalmente em cidades grandes, tem causado fortes impactos não só na rotina das pessoas, mas também na de outros animais que também habitam o planeta Terra.
Segundo o autor, Paul Bogard, 30% dos vertebrados e mais de 60% dos invertebrados são seres de hábitos noturnos, e todos correm o risco de sofrerem os impactos da poluição luminosa.
Em sinopse, luz noturna artificial tem causado um imenso impacto na vida dos animais que ali habituam.
GAB: C.
Poluição luminosa.
A poluição luminosa é mais intensa em áreas densamente povoadas e fortemente industrializadas.
Quanto mais urbanizado mais o ecossistema será prejudicado pela a poluição luminosa.
JUSTIFICATIVA CESPE - CERTO. O ser humano é o único animal que prolonga seu fotoperíodo de forma artificial por meio da luz noturna; isso tem gerado sérios problemas a espécies de hábitos noturnos que vivem tanto na cidade como no seu entorno.
A poluição luminosa é configurada pelo uso de luz artificial de modo excessivo e inapropriado. A luz noturna é capaz de confundir o que chamamos comumente de “relógio biológico”, que regula o funcionamento do corpo dos seres vivos. As alterações provocadas pela poluição luminosa podem desencadear uma série de distúrbios relacionados ao sono, como depressão, obesidade e transtornos de humor. Certo!
A iluminação com padrão constante (Standard Light) causou alterações negativas tanto no ritmo de atividade e repouso dos animais, como aumento de gordura visceral e alterações no ritmo de corticosterona noturna, em comparação com iluminação de espectro dinâmicos (Circadian Light).
A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo