Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgu...
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue o item que se segue, acerca do processo de produção capitalista a partir da segunda metade do século XX e seus desdobramentos no espaço geográfico.
A partir do momento em que surgiu no Japão, o toyotismo
ocupou a totalidade da produção capitalista e, com isso, o
fordismo foi mundialmente extinto.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para responder a questão, é importante que o candidato saiba o que é Toyotismo, suas características, a sua ascensão pelo mundo, e como o Fordismo entrou em derrocada.
Também conhecido como acumulação flexível, o Toyotismo é um modelo de produção industrial que foi idealizado pelo japonês Eiji Toyoda (1913-2013) e que foi difundido e aplicado no mundo a partir da década de 1970. A partir da sua aplicação nas fábricas da Toyota, a marca passou a despontar como uma das maiores e principais empresas do mundo em relação à fabricação de veículos automotivos.
Uma das características principais do modelo toyotista é a flexibilização da produção, que se contrapunha ao método fordista - que visava uma maior acumulação de estoques -. Com base nesse viés produtivo, o toyotismo adotou como prática a adequação da produção de acordo com a demanda existente, ou seja, o volume de produção ia ocorrer a partir da demanda solicitada da mercadoria. Sendo assim, o objetivo era a otimização do uso de recursos naturais e matérias-primas, uma vez que o Japão é um país de pequena extensão territorial e que não havia sofrido várias transformações socioeconômicas no período pós-guerra.
Outra características muito usada pelo Toyotismo era o sistema Just in time, que traduzido significa "em cima da hora". Essa técnica funciona a partir da combinação entre os sistemas de fornecimento de matérias-primas, de produção e de venda, ou seja, a administração da produção deve ser ágil e eficiente, garantindo a produção, transporte e venda da mercadoria em um período pré-estabelecido, o que diminui com os estoques e os custos de produção de uma determinada fábrica.
O modelo de produção veio em uma hora certa, pois na década de 1970 os países e as grandes empresas mundiais já estavam sofrendo pressão de grupos ambientalistas, que reivindicava modelos mais sustentáveis para a exploração de recursos naturais por conta da ameaça de um possível processo de aquecimento global previsto para as próximas décadas. Além disso, a crise do petróleo, e a superprodução já questionavam a aplicação do método fordista na produtividade de grandes empresas e indústrias. Além disso, as fábricas e grandes indústrias otimizaram suas produções, expandiram seu raio de comercialização e diminuíram custos com a aplicação moderna desses conceitos toyotistas.
Mas isso não levou ao fim do fordismo, e sim ao seu declínio no mundo. Entretanto, o modelo ainda é utilizado, sobretudo em redes de fast food, que trabalham com uma dinâmica produtiva rápida e em grande quantidade, e em indústrias alimentícias onde nota-se uma grande produção para atender a demanda da população.
Portanto, a afirmação está ERRADA.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
JUSTIFICATIVA CESPE - ERRADO. Toda a produção contemporânea pautada na padronização e na repetição possui elementos do fordismo. Exemplo disso são as redes de fast-food: o trabalho é todo padronizado, desde a matéria-prima até os uniformes dos funcionários; os salários são os mais baixos dentro do ramo de atividade e o nível escolar exigido dos trabalhares é o menor possível; os equipamentos são dispostos próximos uns dos outros, para que o funcionário possa fazer mais de uma função; tudo é pensado, planejado e executado para que o lanche saia em até 1 minuto.
Gabarito Errado
''...ocupou a totalidade da produção capitalista...''
''...o fordismo foi extinto...''
Generalização, unanimidade é algo raríssimo em geografia.
Bons Estudos!
Banca sebosa! Ficam se apegando a palavrinhas? Bando de muleque!!!!!!!
Se o Fordismo foi muldialmente extinto, então porque ainda existem carros da Ford???
O Toyotismo é um sistema voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, após a Segunda Guerra Mundial, o Toyotismo foi aplicado, inicialmente, na fábrica da Toyota, de onde vem seu nome. Espalhou-se pelo mundo principalmente após a década de 1960, sendo utilizado até os dias atuais em vários países do planeta.
Fordismo Henry Ford foi o inventor do primeiro carro comercial e também o criador de um sistema de produção moderno chamada de produção em massa.Na produção de Henry Ford cada pessoa devia fazer uma parte do produto. Uma pessoa apenas colocava os botões, outra apenas colocava as calotas, outra apenas as rodas, e assim por diante. Este sistema de produção é usado até hoje não apenas na fabricação de carros mas todos os outros itens fabricados no mundo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo