Uma organização precisa interligar suas lojas de atendimento...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q500161 Redes de Computadores
Uma organização precisa interligar suas lojas de atendimento localizadas em lugares distantes, onde não há variadas opções de comunicação de dados. Além disso, é preciso uma solução de comunicação que permita o acesso confiável aos dados corporativos da organização. Neste contexto, na solução utiliza-se:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é A - Frame Relay, um protocolo orientado à conexão sem controle de erros e sem controle de fluxo.

Para compreender por que essa é a alternativa correta, vamos explorar alguns conceitos-chave relacionados à questão:

Frame Relay é uma tecnologia de comutação de pacotes usada para interligar redes locais (LANs) e redes de longa distância (WANs). É um protocolo orientado à conexão, o que significa que estabelece uma conexão lógica antes de começar a transferência de dados. No entanto, ele não realiza controle de erros nem controle de fluxo internamente.

Vamos analisar cada alternativa para entender melhor:

A - Frame Relay, um protocolo orientado à conexão sem controle de erros e sem controle de fluxo.

Essa alternativa está correta. O Frame Relay de fato é um protocolo orientado à conexão e não implementa controle de erros nem controle de fluxo, confiando esses aspectos à camada de aplicação.

B - ATM, um protocolo não orientado à conexão

Essa alternativa está incorreta. O ATM (Asynchronous Transfer Mode) é, na realidade, um protocolo orientado à conexão, que utiliza pequenos pacotes de tamanho fixo chamados de células.

C - Frame Relay, um protocolo que opera na camada 3 do modelo OSI e usa o princípio de circuitos virtuais

Essa alternativa é incorreta. O Frame Relay opera na camada 2 do modelo OSI, a Camada de Enlace de Dados, e não na camada 3 (Camada de Rede).

D - ATM, um protocolo que transmite pequenos pacotes de tamanho 1522 bytes chamados células e que opera na camada 2 do modelo OSI.

Essa alternativa está parcialmente incorreta. O ATM transmite pequenos pacotes chamados células, mas esses pacotes têm tamanho fixo de 53 bytes e não 1522 bytes. Além disso, o ATM opera tanto na Camada 2 (Enlace de Dados) quanto na Camada 1 (Física) do modelo OSI.

Portanto, a alternativa A é a mais adequada para a solução de interligação de lojas em locais distantes, conforme descrito na questão.

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira confiável, considerando as seguintes caractéristicas: Redes locais com um serviço orientado a conexão, operando na Camada de Enlace nível 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro nos nós.

 


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frame_relay

O Frame Relay é uma rede orientada a conexões, sem controle de erros, nenhum controle de fluxo e com pacotes sendo entregues em ordem tornam o Frame Relay semelhante a uma extensa rede LAN.

Gabarito A

Frame Relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados usada para transmitir de maneira rápida e barata (qb) a informação digital através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames (quadros) a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points. Em 2006, a internet baseada em ATM e IP nativo começam, lentamente, a reduzir o uso do frame relay. Também o advento do VPN e de outros serviços de acesso dedicados como o Cable Modem e o dsl, aceleram a tendência de substituição do frame relay. Há, entretanto, muitas áreas rurais onde o DSL e o serviço de cable modem não estão disponíveis e a modalidade de comunicação de dados mais econômica muitas vezes é uma linha frame relay. Assim, uma rede de lojas de varejo, por exemplo, pode usar frame relay para conectar lojas rurais ou interioranas em sua WANcorporativa. (provavelmente com a adoção de uma VPN para segurança).

O frame-relay é uma técnica de comutação de quadros efetuada de maneira não confiável(sem controle de erros e sem controle de fluxo), considerando as seguintes caractéristicas: Redes locais com um serviço orientado a conexão, operando na Camada de Enlace nível 2 do modelo OSI, com baixo retardo e sem controle de erro nos nós.

No fim da década de 80 e início da década de 90, vários fatores combinados demandaram a transmissão de dados com velocidades mais altas como:

a migração das interfaces de texto para interfaces gráficas O aumento do tráfego do tipo rajada (burst) nas aplicações de dados O aumento da capacidade de processamento dos equipamentos de usuário A popularização das redes locais e das aplicações cliente / servidor A disponibilidade de redes digitais de transmissão



"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

Força e Fé !

Fortuna Audaces Sequitur !

✅Gabarito(A)

No meu entendimento a C também estaria correta "Frame Relay, um protocolo que opera na camada 3 do modelo OSI e usa o princípio de circuitos virtuais".

Com base até na seguinte questão do QC - Q593380

Diferentemente das redes de datagramas, as redes baseadas em circuitos virtuais, como ATM e frame relay, oferecem serviços orientados à conexão na camada de rede. Correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo