Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q996899 Geografia
Se houve alguma transformação na economia política do capitalismo do final do século XX, cabe-nos estabelecer quão profunda e fundamental pode ter sido a mudança. São abundantes os sinais e as marcas de modificações radicais em processos de trabalho, hábitos de consumo, configurações geográficas e geopolíticas, poderes e práticas do Estado etc. No Ocidente, a produção em função de lucros permanece como o princípio organizador básico da vida econômica.

              David Harvey. Condição pós-moderna. 2012, p. 117 (com adaptações)

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue o item que se segue, acerca do processo de produção capitalista a partir da segunda metade do século XX e seus desdobramentos no espaço geográfico.


No Brasil, as desigualdades na divisão espacial do trabalho estão atreladas ao determinismo regional e sua dialética é fruto da linearidade histórica.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As regiões servem para efeito de estudos científicos, fins educacionais e de planejamento governamental. Em seu estudo é necessário conhecer quais são as regiões, suas principais características e a diferenciação entre elas. Sobre a diferenciação regional brasileira julgamos a afirmativa a seguir.

Análise do item:

As desigualdades regionais no Brasil estão relacionadas principalmente à condução econômica por parte de elites dirigentes que controlaram historicamente o poder central e foram capazes de incentivar ou dificultar, de acordo com seus interesses pontuais, as atividades econômicas que se desenvolveram em cada espaço e período.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

JUSTIFICATIVA - ERRADO. O determinismo não explica as desigualdades regionais, haja vista seu pressuposto de que o ser humano é produto do meio e, por isso, não é capaz de modificá-lo para vencer as dificuldades sociais. Outro erro está no trecho “sua dialética é fruto da linearidade histórica”, pois a linearidade é incompatível com a dialética, já que esta segue um curso em que os percalços do caminho histórico servem como elementos estruturantes da tese, da antítese e da síntese frente ao materialismo histórico

As desigualdades não são causadas por determinismo algum.

GAB.: E

Quando se fala em dialética histórica está mais ligada a ideia marxista de que a história é cíclica, e não linear, como diz a questão. Além disso, o determinismo regional (assim como o determinismo biológico e geográfico) são teorias que caíram em desuso por condicionar o desenvolvimento à aspectos como clima, localização e genética.

Entendi foi nada. Foi no chute e errei

Vim ler os comentários e fiquei mais confusa ainda kkkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo