Segundo Estatuto em vigor do Servidor Público de Extrema/MG...
I. A Posse para cargo público é a aceitação expressiva das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir, formalizada com a assinatura do termo de contratação pelo interessado ocorrendo após 90 dias da publicação do ato de provimento. II. São estáveis, após 2 (dois) anos de efetivo exercício, os servidores nomeados em virtude de concurso público. III. O funcionário estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
Está correto, APENAS, o que se afirma em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
questão ridiculamente errada. ASSERTIVA ii está completamente errada. a estabilidade é adquirida após 3 anos, para qualquer servidor público de qualquer esfera, já que é expressa na CF. Nenhuma norma infraconstitucional tem efeito.
GABARITO ERRADO
Apenas o item III está correto.
I. A Posse para cargo público é a aceitação expressiva das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir, formalizada com a assinatura do termo de contratação pelo interessado ocorrendo após 90 dias da publicação do ato de provimento.
II. São estáveis, após 2 (dois) anos de efetivo exercício, os servidores nomeados em virtude de concurso público.
III. O funcionário estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
Não há como ser possível uma questão mencionar estabilidade de servidor após 02 (dois) anos de exercício do cargo. Isso ocorria há décadas, antes da CF 88 e alguns regimentos internos ridicularizados que traziam essa afirmação.
Alguns concursos abordavam, no passado, esse tipo de questão como um peguinha de prova.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as disposições legais acerca da posse e estabilidade dos servidores públicos.
No caso em apreço, a lei a ser levada em conta é a n° 789/90.
I. incorreta. A Posse para cargo público é a aceitação expressiva das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir, formalizada com a assinatura do termo de contratação pelo interessado, e ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação do ato de provimento, prorrogável por mais 30 (trinta) dias, a requerimento do interessado (Art. 16, § 1º).
II. correta. São estáveis, após 2 (dois) anos de efetivo exercício, os servidores nomeados em virtude de concurso público. (Art. 23)
III. correta. O funcionário estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa (Art. 24 ).
NOTA: ainda que o entendimento da afirmativa II seja contrário à Constituição (que fala em três anos), não podemos julgar a assertiva de outra forma que não como correta, visto que pede o que a lei diz, não a Constituição Federal. Então por mais que seja estranho e incompatível com a realidade, a assertiva está dentro do que a lei mencionada dispõe.
Sendo assim, podemos verificar que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
LEI 789/90 - Estatuto do Servidor Público – Extrema/MG
a questão é de 2018, creio que na época o estágio probatório ainda tinha duração de 2 anos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo