Analise as informações seguintes: I.Os verbos: "Optei", "...
TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.
SERENIDADE E DISCRIÇÃO NA CALMARIA DA ALMA
(1o§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Parei de falar quando percebi que ninguém estava disposto a me ouvir. Daí, então, passei a me sentir mais tranquilo, não somente pelo silêncio da voz, mas pelo silêncio interior. Juntei os dois para entender os outros na forma incrível de falação.
(2o§) Optei pelo silêncio, pois vejo a importância de recatar o que eu sou no que sinto e naquilo que faço. O falar é a prata das emoções, enquanto o calar representa o ouro no peso do seu quilate, logo, tem maior valor.
(3o§) Parei de me importar quando silenciei, pois percebi que milhares de bobagens são desprezíveis para quem se ocupa com o que há de maior valor para os humanos. Parei de dar meu máximo para quem não me dava nem o mínimo. Parei de verdade!
(4o§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Simplesmente parei de dar meu melhor para as pessoas que não mereciam nem parte disso. Parei de me importar com aqueles que demonstraram viver bem sem meu carinho. Escolhi parar. Acredite! Saiba que foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.
(5o§) Parei de me importar quando silenciei. Não acumulei mágoas nem rancores vis, porque está longe de mim guardar sentimentos amargos, por isso parei. Pare com a ideia de que não pode parar.
(6o§) Ao parar de escolher quem na verdade nunca me escolheu, comecei a refletir mais e a ouvir a voz do meu coração. Pare e reflita! Busque edificar sua sabedoria!
(https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/) (Acesso 13.05.2021) (Texto adaptado) -
https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/
Analise as informações seguintes:
I.Os verbos: "Optei", "parei", "percebi", pertencem à mesma conjugação, além de todos enunciarem ideia conclusa no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo.
II.No primeiro período do (1o§) a voz do texto informa sobre uma decisão pessoal.
III.No conteúdo do texto, há elementos que comprovam a predominância da função emotiva da linguagem.
IV.O período: "Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio", é composto por coordenação sindética e está construído com exemplos de sujeitos elípticos ou desinenciais.
Estão CORRETAS:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Com relação à flexão de tempo, existem três tempos verbais, presente, pretérito e futuro.
· Presente: tem relação com algo que ocorre no momento em que se fala.
Exemplo: O dia está muito bonito hoje.
· Pretérito: tem relação com algo que ocorreu em momento anterior à fala.
Exemplo: O dia estava muito bonito ontem.
· Futuro: tem relação com algo que ainda vai ocorrer.
Exemplo: Lavarei as roupas no fim de semana.
Isso vale tanto para o modo indicativo, quanto para o modo subjuntivo. A diferença entre os dois modos é que no indicativo existem mais subdivisões de tempo, como podemos ver a seguir:
· Modo indicativo: presente, pretérito imperfeito, pretérito perfeito, pretérito mais que perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.
· Modo subjuntivo: presente, pretérito imperfeito, futuro.
Por fim, o modo imperativo apresenta três formas: imperativo afirmativo, imperativo negativo e infinitivo pessoal.
Agora que já vimos essas características é hora da resolução.
O enunciado nos pede que, após a leitura atenta do texto associado, apontemos qual (quais) afirmativa (afirmativas) está (estão) correta (corretas). Vamos a elas:
I. Os verbos: "Optei", "parei", "percebi", pertencem à mesma conjugação, além de todos enunciarem ideia conclusa no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo.
Incorreta. As três formas verbais acima estão conjugadas no pretérito perfeito do indicativo, tempo que indica uma ação que ocorreu em determinado momento do passado e que já foi finalizada. Caso os verbos estivessem no pretérito mais-que-perfeito as formas corretas seriam “optara", “parara" e “percebera". O pretérito mais-que-perfeito é um tempo verbal que indica que uma ação passada ocorreu antes de outra, também no passado.
II) No primeiro período do (1o§) a voz do texto informa sobre uma decisão pessoal.
Correta. Aqui a tarefa é localizar informações explícitas dentro do texto. O contexto nos permite afirmar que o texto foi escrito na 1ª pessoa do singular, isto é, diz respeito a essa 1ª pessoa. E qual pronome corresponde a tal pessoa? “Eu". Se há um “eu" envolvido a decisão é pessoal.
III. No conteúdo do texto, há elementos que comprovam a predominância da função emotiva da linguagem.
Correta. A função emotiva da linguagem é caracterizada pela presença da 1ª pessoa do singular e é muito utilizada em testemunhos e narrativas pessoais, assim como em textos memorialísticos. O texto associado à questão se encaixa nessa dimensão do testemunho, afinal o autor em 1ª pessoa está testemunhando, contando algo a respeito de si.
IV. O período: "Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio", é composto por coordenação sindética e está construído com exemplos de sujeitos elípticos ou desinênciais
Correta. O período acima é composto por coordenação sindética, que ocorre quando um período composto é ligado por meio de uma conjunção ou de uma locução coordenativa. No caso, a conjunção aditiva “e" faz a ligação entre os períodos. Quanto aos sujeitos do período, eles são, de fato, elípticos (ou desinênciais), que são aqueles sujeitos que não estão visíveis na frase, podendo ser identificados pelo contexto e pela terminação verbal. No caso, tanto o contexto quanto as terminações dos verbos nos permite afirmar que se trata de um sujeito em 1ª pessoa do singular “eu".
Como ficou nossa sequência?
As afirmativas II, III e IV estão corretas, o que corresponde à alternativa D.
Gabarito do Professor: Letra D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I. Os verbos: "Optei", "parei", "percebi", pertencem à mesma conjugação, além de todos enunciarem ideia conclusa no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo.
Incorreto. As três formas verbais denotam o pretérito perfeito do indicativo;
II. No primeiro período do (1o§) a voz do texto informa sobre uma decisão pessoal.
Correto. O início do parágrafo é um verbo na primeira pessoa (optei) e no curso dele há inúmeros outros nessa mesma pessoa e tempo;
III. No conteúdo do texto, há elementos que comprovam a predominância da função emotiva da linguagem.
Correto. A função emotiva está intimamente atrelada à subjetividade do autor, ou seja, seus sentimentos, sensações e afins;
IV. O período: "Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio", é composto por coordenação sindética e está construído com exemplos de sujeitos elípticos ou desinenciais.
Correto. No período composto por coordenação, as orações relacionam-se de forma independente e se aglutinam às outras por meio de uma conjunção coordenativa (no caso em tela, a conjunção "e"). Quanto ao sujeito, em ambas as orações está oculto: o pronome "eu".
Letra D
Optar e parar- Verbos de 1ª conjugação
Perceber - verbo de 2ª conjugação
Preterito mais-que-perfeito os verbos seriam - Optara, parara e percebera.
Nem é preciso ler todos os tópicos para resolver a questão: I está errada, optar, parar e perceber não estão mesmo tempo de conjugação;
Elimine todas que tenha I, sobra a correta, assertiva D.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo