Julgue o item seguinte, relativo ao assunto abordado no frag...
Inovações técnicas e organizacionais na agricultura concorrem para criar um novo uso do tempo e um novo uso da terra. O aproveitamento de momentos vagos no calendário agrícola ou o encurtamento dos ciclos vegetais, a velocidade da circulação de produtos e de informações, a disponibilidade de crédito e a preeminência dada à exportação constituem, certamente, dados que vão permitir reinventar a natureza, modificando-se solos, criando-se sementes e, até mesmo, buscando-se, ainda que pontualmente, impor leis ao clima. Eis o novo uso agrícola do território no período técnico-científico-informacional.
Milton Santos e María Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 2005, p. 118 (com adaptações).
Julgue o item seguinte, relativo ao assunto abordado no fragmento de texto anterior e à dinâmica socioeconômica do território brasileiro.
O movimento social no campo brasileiro, a partir da
Sociedade Agrícola e Pecuária de Plantadores de
Pernambuco, culminou nas chamadas ligas camponesas,
cujos principais objetivos eram a geração de recursos para a
assistência social e a obtenção de adubos para o aumento da
produção.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise do item:
Gabarito do professor: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tá bom... Me engana que eu gosto.
Pelo que pude entender da questão, devido às indefinições do clima e das estações do ano, o homem está se reinventando, ou, sendo mais popular "se virando nos 30", através da obtenção de recursos materiais que visem ao aumento da produção tais como a criação de adubos e outros sistema de cultivo de várias culturas agrícolas.
JUSTIFICATIVA - CERTO. O movimento que se tornou nacionalmente conhecido como ligas camponesas iniciou-se, de fato, no engenho Galileia, em Vitória de Santo Antão, nos limites da região do Agreste com a Zona da Mata de Pernambuco. O movimento foi criado no dia 1.º de janeiro de 1955 e autodenominou-se Sociedade Agrícola e Pecuária de Plantadores de Pernambuco (SAPPP). O objetivo do grupo era gerar recursos comuns para a assistência educacional e de saúde e para comprar adubos, com a finalidade de melhorar a sua produção.
As Ligas Camponesas foram um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950, que teve como principal figura incentivadora o advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) Francisco Julião (1915-1999).
Agricultura brasileira é tema recorrente e devido ao crescimento de sua participação na composição do Produto Interno Brasileiro vem se tornando uma atividade cada vez mais importante para o país e justamente por isso deve ser estudado com atenção. O texto associado aborda a modernização da agropecuária brasileira.
Análise do item:
Movimentos sociais no campo brasileiro estão intimamente ligados as enormes dificuldades porque passam pequenos agricultores e camponeses que organizados resistem melhor. O histórico de organização de pequenos agricultores e camponeses remonta ao Brasil colonial e chega até os dias de hoje com as ligas camponesas, representando um ótimo exemplo de auto organização frutífera e democrática no campo no século passado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo