Sobre o período: "O falar é a prata das emoções, enquant...
TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.
SERENIDADE E DISCRIÇÃO NA CALMARIA DA ALMA
(1o§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Parei de falar quando percebi que ninguém estava disposto a me ouvir. Daí, então, passei a me sentir mais tranquilo, não somente pelo silêncio da voz, mas pelo silêncio interior. Juntei os dois para entender os outros na forma incrível de falação.
(2o§) Optei pelo silêncio, pois vejo a importância de recatar o que eu sou no que sinto e naquilo que faço. O falar é a prata das emoções, enquanto o calar representa o ouro no peso do seu quilate, logo, tem maior valor.
(3o§) Parei de me importar quando silenciei, pois percebi que milhares de bobagens são desprezíveis para quem se ocupa com o que há de maior valor para os humanos. Parei de dar meu máximo para quem não me dava nem o mínimo. Parei de verdade!
(4o§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Simplesmente parei de dar meu melhor para as pessoas que não mereciam nem parte disso. Parei de me importar com aqueles que demonstraram viver bem sem meu carinho. Escolhi parar. Acredite! Saiba que foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.
(5o§) Parei de me importar quando silenciei. Não acumulei mágoas nem rancores vis, porque está longe de mim guardar sentimentos amargos, por isso parei. Pare com a ideia de que não pode parar.
(6o§) Ao parar de escolher quem na verdade nunca me escolheu, comecei a refletir mais e a ouvir a voz do meu coração. Pare e reflita! Busque edificar sua sabedoria!
(https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/) (Acesso 13.05.2021) (Texto adaptado) -
https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/
Sobre o período: "O falar é a prata das emoções, enquanto o calar representa o ouro no peso do seu quilate, logo, tem maior valor", marque a alternativa INCORRETA.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (17)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) A primeira oração está escrita com metáfora.
Errado. Sim, a oração é metafórica, a presença dos metais sugere a importância de cada ato (falar e calar). O ato de falar seria menos importante como a prata em relação ao ouro. A proposição está correta e a alternativa pode ser excluída.
B) O núcleo do sujeito de cada uma das orações: "O falar é a prata das emoções" e "O calar representa o ouro" está representado por substantivo formado por derivação imprópria.
Errado. Sim, o núcleo do sujeito de cada uma das orações é um verbo que foi substantivado a partir da presença do artigo “o": o falar/ o calar. Há, portanto, uma derivação imprópria, já que a classe gramatical foi alterada (verbo para substantivo). Como a proposição está correta, é possível eliminar também essa opção.
C) No trecho: "o ouro no peso do seu quilate", temos contrações prepositivas impostas pela regência verbal.
Certo. O trecho destacado apresenta duas contrações prepositivas (em+o=no / de+o=do). No entanto, tais contrações não estão associadas à regência verbal. O verbo “representar" é transitivo direto nesse sentido. Representa isso. Essa alternativa, portanto, é a incorreta.
D) Dentre os termos que compõem o período, temos exemplos de: encontros consonantais, encontros vocálicos e dígrafo.
Errado. O período apresenta todas as formações apontadas. Encontro consonantal: prata, representa. Encontro vocálico: emoções, enquanto, ouro. Dígrafo: enquanto, quilate.
O dígrafo é a reunião de duas letras representando um só fonema. Exemplos de dígrafos: ch, lh, nh, rr, ss, qu e gu. O encontro consonantal é a reunião de duas consoantes pronunciáveis e descritas como um fonema. O encontro vocálico é a reunião de dois sons vocálicos. Como a questão demanda a alternativa incorreta, essa opção pode ser descartada por estar certa.
Gabarito da Professora: Letra C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- C) No trecho: "o ouro no peso do seu quilate", temos contrações prepositivas impostas pela regência verbal.
- Na construção frasal e questão exerça a transitividade de VTD, não há necessidade de preposição.
- "O falar é a prata das emoções, enquanto o calar representa o ouro no peso do seu quilate, logo, tem maior valor"
Verbo representar, observe;
Quem representa, representa algo ou alguma coisa, nesse contexto o verbo está empregado como VTD, contudo quando for emprego no sentido de "falar em nome de" será um VTI, pode ainda, dependendo do contexto, ser VTDI.
- Ele representa um caso de sucesso. VTD
- Aquela lembrança representa tudo de bom para mim. VTD
- Ele representou seu cliente muito bem. VTD
- A comissão representará ao Ministério Público ou à procuradoria do órgão. VTI.
No trecho: "o ouro no peso do seu quilate", temos contrações prepositivas impostas pela regência verbal.
Há contrações, mas a causa delas não é regência verbal.
As contrações são em razão da regência nominal.
letra D esta incorreta o que na frase não e pronome relativo mais sim uma conjunção integrante trocar =que=pelo a qual ou suas variantes se fazer sentido e =pronome relativo agora conjunção integrante troca=que=pela palavra= isso faz sentido então estamos diante de uma conjunção integrante
Essa questão está repetindo toda hora.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo