Nos termos do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Púb...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1277875 Contabilidade Pública
Nos termos do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em relação aos Consórcios Públicos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Considerando que a assembleia do consórcio público é soberana quanto às decisões relativas à repartição de ativos e passivos, o reconhecimento do ativo patrimonial no consórcio público e do passivo patrimonial no ente consorciado ocorre no início da vigência do contrato de rateio. Contudo, o passivo patrimonial não é encerrado com a saída do ente consorciado, a menos que a assembleia delibere em contrário.

Gab.A

A questão pede a INCORRETA, Assim, a alternativa A apresenta um erro ao afirma que: "O reconhecimento do ativo patrimonial no consórcio público e do passivo patrimonial no ente consorciado ocorre no final da vigência do contrato de rateio". Pois, o procedimento contábil patrimonial a ser realizado, considerando que a assembleia do consórcio público é soberana quanto às decisões relativas à repartição de ativos e passivos, o reconhecimento do ativo patrimonial no consórcio público e do passivo patrimonial no ente consorciado ocorre no início da vigência do contrato de rateio. As demais alternativas estão certas conforme o MCASP, pág. 378.

Gab: A

Conforme o MCASP 8ª:

RESOLUÇÃO: Em relação aos Consórcios Públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

A. O reconhecimento do ativo patrimonial no consórcio público e do passivo patrimonial no ente consorciado ocorre no final da vigência do contrato de rateio.

A alternativa ERRA, pois "o reconhecimento do ativo patrimonial no consórcio público e do passivo patrimonial no ente consorciado ocorre no início da vigência do contrato de rateio". 

B. O passivo patrimonial não é encerrado com a saída do ente consorciado, a menos que a assembleia delibere em contrário.

A alternativa ACERTA, uma vez que  "o passivo patrimonial não é encerrado com a saída do ente consorciado, a menos que a assembleia delibere em contrário".

C. As participações no consórcio público são registradas por cotas de participação e precificadas por meio da relação entre o patrimônio líquido e o total de cotas.

A alternativa ACERTA, uma vez que "as participações no consórcio público são precificadas por cotas de participação, valoradas conforme a relação 'Patrimônio Líquido/Número Total de Cotas'". 

D. Em regra, as transferências de ativos (monetários ou não) dos entes consorciados para o consórcio público são registradas por meio de ativo (participações) e patrimônio líquido.

A alternativa ACERTA, uma vez que "Em regra, as transferências de ativos (monetários ou não) dos entes consorciados para o consórcio público são registradas por meio de ativo (participações) e patrimônio líquido". 

E. A assembleia do consórcio público é soberana quanto às decisões relativas à repartição de ativos e passivos.

A alternativa ACERTA, uma vez que "a assembleia do consórcio público é soberana quanto às decisões relativas à repartição de ativos e passivos, o reconhecimento do ativo patrimonial no consórcio público e do passivo patrimonial no ente consorciado ocorre no início da vigência do contrato de rateio". 

Gabarito: Letra A.

Cópia e cola do mcasp.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo