Acerca dos espaços urbanos e da dinâmica urbana no Brasil e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q996905 Geografia

Acerca dos espaços urbanos e da dinâmica urbana no Brasil e no mundo, julgue o item subsequente.


A expressão da segregação socioeconômica está diretamente ligada ao valor de troca da terra urbana, por meio da especulação imobiliária e da gentrificação.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Atualmente a esmagadora maioria da população brasileira vive em cidades e a urbanização brasileira foi rápida e intensa fatos esses que tornam o tema ainda mais importante de ser estudado. 

Análise do item:

Especulação imobiliária e gentrificação são processos de apropriação da renda da terra urbana onde há a valorização da mesma. A valorização da terra urbana por sua vez, afasta habitantes de baixa renda que acabam indo viver em áreas menos valorizadas. Estas áreas possuem menos equipamentos urbanos e infraestrutura mínima de salubridade e assim aumentam e reforçam mecanismos de segregação espacial urbanos.

Gabarito do Professor: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB.: CERTO:

O que é segregação urbana?

É processo de dissociação mediante o qual indivíduos e grupos perdem o contato físico com outros indivíduos e grupos. Essa separação é oriunda de fatores biológicos e sociais, como raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade . Assim, nas cidades, determinadas áreas de terra adquirem um valor baixo ou altos por existirem ali determinados grupos sociais residentes (ricos ou pobres). Desse modo, isso faz com que o aumento ou decréscimo dos preços causem a referida segregação socioeconômica. Ainda, pode-se atribuir essas causas pela especulação imobiliária.

OBS.: Gentrificação: é um processo de transformação de centros urbanos através da mudança dos grupos sociais ali existentes, onde sai a comunidade de baixa renda e entram moradores das camadas mais ricas.

Gab: certo

Um exemplo disso é quando uma área é desocupada e alí é construído um grande edifício, um shopping por exemplo, e o valor do terreno sobe pela especulação imobiliária, daí as pessoas de menor poder aquisitivo vendem seus imóveis e vão para a periferia.

Gentrificação é um processo de transformação de centros urbanos através da mudança dos grupos sociais ali existentes, onde sai a comunidade de baixa renda e entram moradores das camadas mais ricas.

O fenômeno decorre da revitalização urbana, em que espaços até então abandonados passam a ser vistos com potencial por determinados grupos sociais e econômicos. Isto faz com que faz haja aumento do custo de vida no bairro, e por consequência, afaste seus moradores tradicionais.

Por exemplo, o centro histórico de uma cidade estava em fase de degradação, com prédios abandonados e poucos habitantes, a maior parte de baixa renda que moram ali há muitos anos e pagam um aluguel baixo. Por motivos turísticos, ou até mesmo investimento dos governos locais, começa um processo de revitalização dos espaços e o bairro se valoriza, atraindo turistas e moradores com renda mais alta. Sobem os alugueis, o comércio local se torna mais caro, e os antigos moradores já não têm mais condições financeiras de ficarem ali.

A palavra gentrificação vem do inglês gentrification. O termo inglês, por sua vez, é proveniente de genterise, do francês antigo, que remete àquele que tem origem gentil, nobre, com significado semelhante à palavra fidalgo em português.

Do ponto de vista crítico, a gentrificação pode ser um formato de segregação urbana, ao "expulsar" de regiões tradicionais seus moradores. E por uma perspectiva favorável, a gentrificação é entendida como parte da revitalização urbana, fenômeno ligado ao período pós-industrial na sociedade ocidental.

FONTE: https://www.significados.com.br/gentrificacao/

JUSTIFICATIVA DO CESPE - CERTO.

O valor de troca é a referência da terra urbana como mercadoria. O que faz o aumento dos preços causarem a referida segregação socioeconômica é a especulação imobiliária e da gentrificação, por este ser um processo de transformação de centros urbanos devido à mudança dos grupos sociais ali existentes: sai a comunidade de baixa renda e entram moradores das camadas mais ricas. 

GENTRIFICAÇÃO > Mudança dos grupos sociais , onde sai os pobres e entra os ricos

O processo de gentrificação se apoia no discurso de “obras que beneficiam a todos”, mas não é motivada pelo interesse público, e sim pelo interesse privado, relacionado com especulação imobiliária. Logo, tende a ocorrer em bairros centrais, históricos, ou com potencial turístico.

Este processo causa segregação socioeconômica, tendo em vista que tende a expulsar a população que tradicionalmente ocupava a área que passa por processo de valorização.

Resposta: Certo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo