Conforme o crítico de arte Fernando Cocchiarale e Anna Bell...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014
Banca:
CEC
Órgão:
Prefeitura de Piraquara - PR
Prova:
CEC - 2014 - Prefeitura de Piraquara - PR - Artes Visuais |
Q469878
Artes Visuais
Conforme o crítico de arte Fernando Cocchiarale
e Anna Bella Geiger, ao abordar o tema “Abstracionismo
geométrico e informal: a vanguarda
brasileira nos anos cinquenta” (Rio de janeiro: FUNARTE,
Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1987.),
pode-se afirmar:
I. A construção de uma pintura abstrata geométrica não é necessariamente tributária, como a de uma pintura figurativa, de uma atração exercida pela linha horizontal inferior.
II. As cores e tonalidades de uma pintura figurativa abstrata geométrica (...) são suscetíveis de combinações expressivas que a pintura figurativa, por definição, não pode conhecer. Tal arranjo de cores que pareceria falso numa pintura primitiva (...) torna-se, pelo contrário, perfeitamente coerente e legítimo numa pintura abstrata, porque o pintor realizou nele a expressão de um sentimento plástico particular que corresponde a ele.
III. Numa pintura abstrata geométrica, não se pode identificar as imagens de objetos pertencentes ao mundo real que nos é familiar, e tampouco encontrar nela pontos de referência para imaginar com certeza os sinais de uma terceira dimensão.
IV. A pintura abstrata geométrica não é suscetível de constituir-se em zonas de atração, em toda a extensão do suporte que é aplicada.
Assinale a alternativa correta:
I. A construção de uma pintura abstrata geométrica não é necessariamente tributária, como a de uma pintura figurativa, de uma atração exercida pela linha horizontal inferior.
II. As cores e tonalidades de uma pintura figurativa abstrata geométrica (...) são suscetíveis de combinações expressivas que a pintura figurativa, por definição, não pode conhecer. Tal arranjo de cores que pareceria falso numa pintura primitiva (...) torna-se, pelo contrário, perfeitamente coerente e legítimo numa pintura abstrata, porque o pintor realizou nele a expressão de um sentimento plástico particular que corresponde a ele.
III. Numa pintura abstrata geométrica, não se pode identificar as imagens de objetos pertencentes ao mundo real que nos é familiar, e tampouco encontrar nela pontos de referência para imaginar com certeza os sinais de uma terceira dimensão.
IV. A pintura abstrata geométrica não é suscetível de constituir-se em zonas de atração, em toda a extensão do suporte que é aplicada.
Assinale a alternativa correta: