Considerando o modelo cognitivo-comportamental do Transtorno...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - I, II e III
Vamos analisar cada assertiva de forma detalhada e entender por que a alternativa D é a correta, além de compreender por que as demais alternativas são incorretas.
Assertiva I: "O modelo comportamental do Transtorno Obsessivo Compulsivo considera a ansiedade como resultado de aprendizagens errôneas."
Essa assertiva está correta porque, no modelo comportamental, a ansiedade associada ao TOC é vista como uma consequência de aprendizagens mal-adaptativas. A pessoa aprende a associar certos estímulos a respostas de ansiedade e, subsequentemente, desenvolve comportamentos compulsivos para lidar com essa ansiedade.
Assertiva II: "As obsessões presentes no Transtorno Obsessivo-Compulsivo são recorrentes e intrusivas, não podendo ser evitadas, sendo eliminadas por meio de compulsões ou evitações, que funcionam como reforçadores."
Essa assertiva também está correta. Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens persistentes e indesejados que causam ansiedade significativa. As compulsões ou evitações servem para reduzir essa ansiedade, funcionando como reforçadores negativos que perpetuam o ciclo do TOC.
Assertiva III: "Os sintomas obsessivos e compulsivos ocorrem em duas etapas: aquisição e manutenção. A aquisição pelo condicionamento clássico, enquanto a manutenção tem o condicionamento operante para sua explicação."
Esta assertiva está correta. No TOC, a aquisição de sintomas pode ser explicada pelo condicionamento clássico (onde estímulos neutros são associados a respostas de ansiedade), enquanto a manutenção é explicada pelo condicionamento operante (onde os comportamentos compulsivos são reforçados pela redução da ansiedade).
Assertiva IV: "O tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo na abordagem cognitiva comportamental baseia-se em um processo não estruturado e longo, sendo desnecessária a utilização da Psicoeducação."
Essa assertiva está incorreta. O tratamento do TOC na abordagem cognitivo-comportamental é, na verdade, bastante estruturado e direto, com sessões focadas e objetivos claros. Além disso, a psicoeducação é uma parte essencial do tratamento, ajudando o paciente a compreender a natureza do transtorno e a importância de seguir o plano de terapia.
Com isso, fica claro que a alternativa D é a que contém as assertivas corretas (I, II e III), enquanto a IV está incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo