A doença de Graves apresenta um quadro clínico de hipotire...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1392221 Biomedicina - Análises Clínicas
Atualmente, as doenças auto-imunes estão incluídas entre as principais causas de problemas de saúde, tanto em países industrializados quanto nos em desenvolvimento. No Brasil, aproximadamente 10% da população são portadores de alguma doença auto-imune que pode levar à incapacidade física. Em relação às doenças auto-imunes, julgue o seguinte item.
A doença de Graves apresenta um quadro clínico de hipotireoidismo, por ser caracterizada pela produção de anticorpos contra receptores para TSH.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Doença de graves: Hipertireoidismo e caracteriza pela produção de ac contra receptores TSH.

 A causa mais comum de hipertireoidismo é a Doença de Graves, que ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula tireoide.

A doença de Graves não apresenta um quadro clínico de hipotireoidismo. Na verdade, ela é caracterizada por hipertireoidismo, ou seja, produção excessiva de hormônios tireoidianos.

A confusão pode surgir por alguns motivos:

  • Presença de autoanticorpos: A doença de Graves é uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico produz anticorpos que se ligam aos receptores de TSH (hormônio tireoidiano estimulante) na tireoide.
  • Efeito bloqueador: Esses anticorpos normalmente imitam o TSH, estimulando a tireoide a produzir excesso de hormônios tireoidianos.
  • Exceções: Em casos raros, os autoanticorpos podem ter efeito bloqueador, diminuindo a produção de hormônios tireoidianos e levando ao hipotireoidismo. Essa condição é chamada de tireoidite de Hashimoto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo