O atentado em Beirute evidencia

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2012 - TJ-SP - Psicólogo |
Q295313 Atualidades
Imagem 007.jpg

O atentado em Beirute evidencia
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No contexto do conflito sírio que começou em 2011, o Líbano tem experimentado uma série de reveses em termos de segurança que muitas vezes estão diretamente conectados à instabilidade no país vizinho. O oficial de segurança libanês assassinado, Wissam al-Hassan, era conhecido pela sua investigação sobre o envolvimento sírio em assuntos internos libaneses, o que aponta para as relações intrincadas entre a situação dos dois países.

As alternativas incorretas são:

A) Errada. Os EUA não intervieram militarmente na Síria desde o início do conflito; houve debates e ações limitadas mais tarde, mas não uma intervenção direta imediata.

B) Errada. Apesar de haver divisão sectária no Líbano entre sunitas e xiitas, também há uma presença significativa de cristãos e uma história marcante de coexistência religiosa no país.

C) Errada. O Líbano não está geopoliticamente isolado e muitas de suas crises são diretamente afetadas por conflitos em países vizinhos, como a Síria e a questão Palestina.

D) Errado. A Primavera Árabe não atingiu o Líbano diretamente na mesma magnitude que outros países árabes, e o atentado não pode ser visto como um indicativo direto do sucesso ou fracasso dessas revoltas.

Resposta: E

Gabarito do Professor: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PONTOS IMPORTANTES DA REPORTAGEM QUE NOS LEVA A RESPOSTA.
 
“Um alto funcionário dos serviços de segurança do 
Líbano morreu na explosão de um carro-bomba nesta sexta-feira (19) em Beirute, segundo a TV Al-Jadeed. O general Wissam al-Hassan, que chefiava uma unidade de alta inteligência, foi o cérebro de uma operação recente que evitou um ataque a bomba e levou à prisão de um político libanês pró-Síria. Ele também chefiou a investigação que implicou a Síria e o movimento xiita Hezbollah na morte do ex-premiê libanês Rafik al-Hariri, que é sunita, em 2005. Síria e Hezbollah negaram as acusações.”
 
Fonte: http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2012/10/alta-autoridade-de-seguranca-morre-em-atentado-na-capital-do-libano.html

Resposta correta: Alternativa E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo