Julgue o próximo item, no que se refere à correção gramatica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q959545 Português

Julgue o próximo item, no que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.

“A maioria dessas pessoas talvez não seja solitária por natureza, mas sente-se socialmente isolada, embora esteja rodeada de gente” (linhas 6 e 7): A maioria dessas pessoas talvez não sejam solitárias por natureza, mas sentem-se socialmente isoladas, embora estejam rodeadas de gente

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito : CORRETO



A maioria das pessoas faltaram ou faltou à reunião.


Veja que o sujeito “A maioria das pessoas” tem o núcleo no singular: maioria. No entanto, este último é seguido de uma palavra no plural: pessoas.


Chamamos de sujeito “coletivo partitivo” o termo no plural (pessoas, indivíduos, crianças, condôminos, empresários, funcionários, etc.) em associação com o núcleo do sujeito no singular que expressa quantidade (parte, maioria).


Quando isso ocorre, a concordância pode ser feita tanto com o núcleo do sujeito e, então, ficará no singular quanto com o substantivo após o núcleo e, portanto, ficará no plural.


Assim: A MAIORIA das pessoas FALTOU à reunião ou A maioria das PESSOAS FALTARAM à reunião.


No entanto, é importante lembrar que é preferível pela norma culta e também mais usual em veículos de comunicação, a concordância verbal no SINGULAR.


Logo, sempre opte por dizer: Grande parte dos indivíduos sofre com stress hoje em dia;

A maior parte das crianças já foi brincar; Boa parte dos condôminos aceitou a proposta e Parte dos empreendedores começou com pouco dinheiro e A maioria dos políticos é arrogante e pretensiosa.


OBSERVAÇÃO:


1. Nunca use a expressão “a grande maioria”, pois é redundante, se é grande, já é maioria. Opte por um: ou grande, ou maioria.


2. Quando a expressão de quantidade (maioria, parte) não vier seguida de substantivo no plural (pessoas, funcionários, alunos, professores, etc.), o verbo fica no singular: A maioria é formada! Boa parte não tem estudo!


Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/a-maioria-grande-parte-maior-parte-boa-parte-parte.htm

Quando há um sujeito partitivo (que indica a parte de um todo, como maioria, minoria, grande parte), são aceitas as duas construções:


Exemplo:


- a maioria das pessoas são felizes. (A concordância é com a palavra mais próxima, "pessoas")

a maioria das pessoas é feliz. (A concordância é com o partitivo "maioria")

Errei por crer que na construção "...não sejam solitárias por natureza, mas sentem-se..." o pronome oblíquo átono ficaria em próclise pela palavra atrativa.

Alison Casagrande, também errei a questão, pois tive o mesmo raciocínio que você...


Pesquisando descobri que "MAS" não é partícula atrativa.


Para ser partícula atrativa, deveria ser uma conjunção subordinativa e "MAS" é uma conjunção coordenada adversativa.

Infelizmente fui também na ideia do Alisson Casagrande

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo