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Q2115203 Sociologia
É mais ou menos consensual no âmbito das ciências sociais que a palavra “positivismo” tenha em alguns momentos um significado negativo, assim como já possuiu um significado positivo. Acompanhar a mudança de valoração dessa palavra é historiar uma parte importante da história das ciências sociais no Brasil e no mundo ao longo do século XX e início do século XXI. Por outro lado, o conteúdo desse “positivismo” não é algo consensual nem muito menos preciso, variando desde a equivalência à reação política da burguesia (com Lênin) até à razão instrumental que desumaniza (com a Escola de Frankfurt). Ainda afirma-se que o positivismo jurídico, o comportamentalismo psicológico, o positivismo na História são variações, ou melhor, aplicações do positivismo original, vinculado à filosofia e à sociologia.
(TISKI, Sérgio. 2007. A questão da moral em Augusto Comte. Londrina: UEL.)
Em quaisquer dessas hipóteses, a origem do “positivismo” é atribuída ao francês Augusto Comte (1798-1857), autor de várias publicações consideradas de muito valor. Dentre as suas ideias, encontra-se a afirmação de que: 
Alternativas

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Olá, aluno! Vamos entender melhor a questão sobre o positivismo e a importância de Augusto Comte na história da Sociologia.

Alternativa correta: D - "A passagem das fases teológica e metafísica para a positiva é muito importante; ela consiste em passar do absolutismo filosófico para o relativismo; nisso, consistindo uma verdadeira revolução moderna."

Vamos agora explicar por que essa alternativa está correta e discutir as alternativas incorretas.

Justificativa da alternativa correta (D):

Augusto Comte (1798-1857) é um dos fundadores da Sociologia e do Positivismo. Ele propôs a "Lei dos Três Estados", na qual a humanidade passa por três fases de desenvolvimento intelectual: a teológica, a metafísica e a positiva.

A fase teológica é caracterizada pela busca de explicações sobrenaturais para os fenômenos; a fase metafísica, pela abstração filosófica; e a fase positiva, pelo conhecimento científico baseado na observação e na experimentação. Comte acreditava que a passagem dessas fases representava um avanço do absolutismo filosófico para o relativismo, o que ele considerava uma verdadeira revolução moderna.

Explicação das alternativas incorretas:

A - "O desenvolvimento das coisas e fenômenos não é 'ordeiro', isto é, isento de conflitos ou sobressaltos e, portanto, não se pode esperar que nenhuma ciência o seja."

Embora a afirmação seja interessante, ela não está diretamente relacionada com as ideias de Comte sobre o positivismo e as fases do desenvolvimento humano. Comte acreditava na ordem e no progresso, fundamentos do positivismo.

B - "As mudanças científicas ocorrem de maneira incompleta e lenta, desde que o homem conseguiu controlá-las, tanto no sentido socialmente disruptivo quanto no sentido da própria prática científica."

Essa afirmativa também não condiz especificamente com as ideias de Comte. Ele tinha uma visão linear e progressista do desenvolvimento científico, acreditando na capacidade da ciência de trazer ordem e progresso.

C - "A desmistificação da teoria do centro do universo teve consequências radicais, causando uma decadência intelectual irrecuperável da teologia e da própria ciência, que levou séculos para se reerguer."

Esta alternativa mistura fatos históricos, como a revolução copernicana, com uma visão pessimista sobre a ciência, o que não é compatível com a filosofia de Comte. Ele via a ciência como uma força motriz para o progresso contínuo e não acreditava em uma decadência irrecuperável.

Espero que esta explicação tenha esclarecido as suas dúvidas sobre a questão e o papel de Augusto Comte e do positivismo na Sociologia. Se tiver mais perguntas, estou à disposição!

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Comentários

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Por fim, vale dizer que a ideia-chave do Positivismo Comtiano é a "Lei dos Três Estados", a saber:

  • Teológico, onde o ser humano busca explicação para a realidade por meio de entidades supranaturais;
  • Metafísico, do qual os deuses são substituídos por entidades abstratas, como "o Éter", para explicar a realidade;
  • Positivo da humanidade, onde não se explica o "porquê" das coisas, mas sim o "como", a partir do domínio sobre as leis de causa e efeito.

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