Na passagem do idealismo para o materialismo dialético, Ludw...
(QUINTANEIRO, 2002.)
Segundo Marx, os economistas de seu tempo não reconhecem a historicidade dos fenômenos que se manifestam na sociedade capitalista; por isso, suas teorias são comparáveis às dos teólogos. Ele questiona uma série de teorias e cria, por sua vez, teorias que até hoje geram longas discussões. O materialismo histórico e dialético, por exemplo, é um importante viés da teoria marxista; que ele afirma que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos discutir o tema proposto pela questão, que envolve a transição do idealismo para o materialismo dialético, abordando figuras-chave como Ludwig Feuerbach e Karl Marx.
A questão busca avaliar seu entendimento sobre o materialismo histórico e dialético de Marx, principalmente como ele se opõe às teorias religiosas e idealistas predominantes.
Gabarito: B
A alternativa correta é a B. Agora vamos entender o motivo e analisar as outras alternativas.
Alternativa B: "Estar presente na forma como a sociedade se organiza para produzir aquilo que é necessário para sua subsistência e acúmulo, bem como para garantir a satisfação de suas necessidades."
A alternativa B é correta porque captura a essência do materialismo histórico e dialético de Marx. Segundo Marx, a maneira como a sociedade se organiza para produzir e distribuir os bens necessários à sua subsistência é fundamental para entender as estruturas sociais. Ele argumenta que a infraestrutura econômica (ou base econômica) determina a superestrutura (as ideias, a cultura, a política). Ou seja, as relações de produção e a organização econômica são a base para todas as outras formas de organização social.
Alternativa A: "Ser a verdadeira filosofia, pois não é o ser social que determina a consciência dialética dos homens e, sim, a consciência de classe que determina o ser social e individual de cada um."
A alternativa A está incorreta. Marx argumenta precisamente o contrário: é o ser social que determina a consciência. As condições materiais de vida e as relações de produção influenciam a consciência dos indivíduos, não o inverso.
Alternativa C: "Elencar entre os fenômenos naturais, aqueles que possuem um movimento, uma processualidade, descartando aqueles imbuídos de contradições, ou dialéticas que distanciem o indivíduo do real."
A alternativa C está incorreta. Marx não descarta os fenômenos imbuídos de contradições; na verdade, ele os abraça. A dialética marxista é justamente sobre a compreensão das contradições e conflitos como motores da mudança social.
Alternativa D: "Gerar as únicas coisas que podem afirmar as existências humanas como reais, ou seja, as interações nos grupos, ou estamentos sociais. Nesse ponto, Marx elege a metafísica como subsídio para suas ideias."
A alternativa D está incorreta. Marx não utiliza a metafísica; ele a critica. Suas ideias baseiam-se em uma análise materialista das condições sociais e históricas, não em especulações metafísicas.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer o tema. Se tiver mais dúvidas, estarei aqui para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo