Testes de imunofluorescência ou de imunoperoxidase não diagn...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1392225 Biomedicina - Análises Clínicas
Atualmente, as doenças auto-imunes estão incluídas entre as principais causas de problemas de saúde, tanto em países industrializados quanto nos em desenvolvimento. No Brasil, aproximadamente 10% da população são portadores de alguma doença auto-imune que pode levar à incapacidade física. Em relação às doenças auto-imunes, julgue o seguinte item.

Testes de imunofluorescência ou de imunoperoxidase não diagnosticam doenças auto-imunes, porque necessitariam de grande quantidade de anticorpos para a detecção.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: Errado (E)

Vamos analisar a afirmação da questão sobre o uso de testes de imunofluorescência e imunoperoxidase no diagnóstico de doenças auto-imunes. Esses métodos são, na verdade, técnicas amplamente utilizadas no diagnóstico de diversas doenças auto-imunes.

Os testes de imunofluorescência e imunoperoxidase são métodos relevantes para identificar a presença de autoanticorpos em amostras biológicas. Eles não requerem uma grande quantidade de anticorpos para a detecção, como a questão sugere erroneamente. Em vez disso, essas técnicas usam marcadores fluorescentes ou enzimáticos para visualizar a ligação de anticorpos a antígenos em células ou tecidos.

Em termos de funcionamento, a imunofluorescência emprega anticorpos marcados com substâncias que emitem luz quando excitadas por uma fonte de luz apropriada. Já na imunoperoxidase, os anticorpos são ligados a enzimas que catalisam reações, gerando produtos coloridos que podem ser visualizados em um microscópio.

Esses métodos são cruciais porque permitem a detecção específica e sensível de autoanticorpos, o que pode auxiliar no diagnóstico de doenças auto-imunes como lúpus eritematoso sistêmico e síndrome de Sjögren, entre outras.

A afirmação da questão está errada porque subestima a eficácia e a sensibilidade desses métodos diagnósticos, sugerindo uma necessidade irreal de anticorpos que não corresponde à realidade prática dos testes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

errado

Testes de imunofluorescência ou de imunoperoxidase diagnosticam doenças auto-imunes, porque necessitariam de pequenas quantidade de anticorpos para a detecção.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo