No artigo 196, a Constituição Federal garante o acesso unive...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Mas a resposta correta é a assertiva E, pois o Ministério da Saúde não incorporou ao Sistema a vacina referida.
Segue posição do Ministério constante no site do INCA:
Posicionamento do Ministério da Saúde
A discussão sobre a incorporação da vacina contra HPV no Brasil, no âmbito do Ministério da Saúde, até o momento, foi feita em duas etapas, a primeira pelo Grupo de Trabalho constituído pela Portaria GM/MS No 3.124, de 7 de dezembro de 2006, sob a coordenação executiva do Instituto Nacional de Câncer, cujas principais conclusões e sugestões, em 11 de abril de 2007, foram:
Conclusões
a) Existem ainda importantes lacunas de conhecimento científico sobre a vacina, tais como a duração da imunidade conferida, o uso em imunodeprimidos e gestantes, e a necessidade de vacinação de reforço.
b) A indicação atual da vacina está limitada à população feminina de 9 a 26 anos, porém ela só confere imunidade para aquelas mulheres ainda não expostas aos HPV tipos 6, 11, 16 e 18, situação esperada apenas para mulheres que não iniciaram atividade sexual.
c) A implantação de um programa de imunização específico exigirá o desenvolvimento de nova infra-estrutura operacional e de vigilância epidemiológica, incluindo suporte laboratorial para identificação e monitoramento da circulação dos diversos tipos de HPV no país, ainda não disponíveis no SUS.
d) O gasto estimado para a vacinação de meninas somente na faixa etária de 11 a 12 anos, para uso durante um ano, tomando-se por base o preço comercial no país aprovado pela ANVISA para as três doses significaria um montante de 1,857 bilhão de reais. O orçamento para a aquisição dos 44 imunobiológicos (vacinas e soros) para o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde para o ano de 2006 foi de 750 milhões de reais. Portanto, a inclusão da vacina contra o HPV significaria um incremento de quase três vezes o orçamento do Programa Nacional de Imunizações.
e) A FIOCRUZ, através do Instituto Bio-Manguinhos, já manifestou interesse na fabricação da vacina e vem trabalhando no sentido de verificar a situação de patentes e a existência de condições técnicas e operacionais para o desenvolvimento nacional, bem como vem analisando alternativa para transferência de tecnologia.
PREFEITURA DE NATAL TÁ DE BRINCADEIRA. É TÍPICO DE CONCURSOS PARA PREFEITURAS. EM CONCURSO PARA PREFEITURA DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ES PERGUNTARAM ONDE NASCEU PEDRO DE LARA.
SEM MAIS PARA O MOMENTO...
Então, por garantia, vai que cai de novo!
Pedro de Lara - 25 de fevereiro de 1925, Bom Conselho, Pernambuco.
Décio Piccinini - 5 de setembro de 1945.
Valentino Guzzo (a Vovó Mafalda) - 26 de março de 1936
Aracy de Almeida - 19 de agosto de 1914
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo