Grupo indígena isolado é identificadona Amazônia e já corre ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115210 Sociologia
Grupo indígena isolado é identificado na Amazônia e já corre risco de extinção
O Brasil é o país onde há mais isolados, e apenas um deles vive fora da Floresta Amazônica, os Avá-Canoeiro, que ocupam porções de Tocantins e Goiás. Um grupo de indígenas isolados, até então desconhecidos, no sul do estado do Amazonas. Segundo estudiosos, o grupo é formado por dezenas de indivíduos que habitam uma área de mata no município de Lábrea (AM), próximo ao rio Purus. A informação foi repassada em setembro de 2021 para a Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém- -Contatados (GIIRC), vinculada à sede da Funai, em Brasília, mas até hoje, cinco meses depois, o órgão não tomou as medidas necessárias à proteção do grupo. Indígenas isolados são aqueles que se refugiaram em áreas remotas e não mantêm contato regular ou significativo com a sociedade dos colonizadores. Contudo, especialistas ouvidos pelo Brasil de Fato garantem que a população é diferente de outras em isolamento voluntário que habitam regiões próximas. O grupo deixou à mostra vestígios materiais que comprovam a ocupação do território nos últimos anos. Informações sobre isolados são tratadas como sigilosas pela Funai e pelos indigenistas, pois a divulgação de detalhes pode estimular a atuação de criminosos ambientais. 
(Disponível em: Grupo indígena isolado é identificado na Amazônia e já corre risco de extinção – Brasil 247.)
O exemplo anteriormente descrito, diz respeito a um agrupamento indígena, que, na atualidade, ainda vive isolado e, provavelmente, alheio a tudo o que diz respeito à cultura e modo de viver e pensar dos brasileiros, de uma maneira geral. Nesse caso, tal grupo estaria inserido no que Durkheim classificou de: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Solidariedade mecânica


O tema da questão aborda a relação entre o indivíduo e a sociedade, um dos principais focos da Sociologia. Em particular, a questão explora conceitos elaborados por Émile Durkheim, um dos fundadores da Sociologia moderna, e sua classificação das formas de solidariedade: mecânica e orgânica.

Para resolver a questão, é necessário entender como Durkheim definiu essas formas de solidariedade:

Solidariedade mecânica é característica das sociedades mais simples e tradicionais, onde os indivíduos compartilham crenças, valores e normas comuns e a divisão do trabalho é mínima. A coesão social é mantida por meio de semelhanças entre os membros da sociedade.

Solidariedade orgânica ocorre em sociedades mais complexas e modernas, onde a divisão do trabalho é maior e os indivíduos são mais interdependentes, mas também mais individualizados. A coesão social é baseada na diferenciação e na especialização das funções.

Agora, vamos analisar cada alternativa:

Alternativa A: Solidariedade orgânica - "quando não há necessidade de controle ou repressão, contrariamente às sociedades mais avançadas."

Incorreta. A solidariedade orgânica refere-se a sociedades complexas com alta divisão do trabalho e interdependência, não se aplica a grupos indígenas isolados com pouca divisão do trabalho.

Alternativa B: Consciência coletiva - "sem demanda de maiores complexidades para que as relações individuais só ocorram de maneira coletivizada."

Incorreta. A consciência coletiva é um conceito geral que se refere ao conjunto de crenças e sentimentos comuns a uma sociedade, mas não especifica o tipo de solidariedade. A questão pede uma classificação específica.

Alternativa C: Solidariedade mecânica - "na qual a divisão do trabalho e a individualidade são mínimas, com crenças e valores normalmente padronizados."

Correta. Esta descrição se encaixa perfeitamente com a situação dos indígenas isolados mencionada no texto. A sociedade deles é caracterizada por uma coesão baseada em semelhanças e pouca divisão do trabalho.

Alternativa D: Fato social - "uma vez que esses indígenas, como são incapazes de ter consciência sobre seus atos, agem apenas de acordo com a coletividade."

Incorreta. O conceito de fato social de Durkheim se refere a maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e que possuem um poder de coerção sobre ele. Esta definição não se aplica diretamente à descrição fornecida na questão sobre o grupo indígena.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa C - Solidariedade mecânica, pois descreve corretamente a estrutura social do grupo indígena isolado mencionado no enunciado, onde a coesão social é mantida por meio de semelhanças e mínima divisão do trabalho.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C

Para Durkheim, há 2 tipos de sociedades: 1. SIMPLES e 2. COMPLEXA.

O que diferencia as duas é a quantidade de papéis sociais que possuímos na sociedade.

Nas sociedades complexas, um indivíduo exerce inúmeros papeis de responsabilidade: nela o indivíduo é professor, é pai, é empresário, é um influenciador de mídias sociais... Assim, o tipo de solidariedade muda:

Na simples, temos o tipo de solidariedade mecânica e um tipo de Direito Repressivo. É o caso da comunidade indígena em apreço.

Na sociedade Complexa, temos uma solidariedade orgânica e um tipo de Direito restitutivo

Gabarito C

GPT

Émile Durkheim, um dos fundadores da sociologia, teorizou sobre a coesão social em suas obras, introduzindo os conceitos de solidariedade mecânica e solidariedade orgânica como formas de descrever os tipos de laços sociais e a coesão em diferentes sociedades. Ele utilizou esses conceitos para diferenciar entre sociedades tradicionais e sociedades modernas.

Solidariedade mecânica caracteriza-se pela semelhança entre os indivíduos, que compartilham crenças e valores comuns, mantendo a coesão social. Esse tipo de solidariedade é típico de sociedades mais tradicionais e menos complexas, onde a divisão do trabalho é mínima e as pessoas se sentem conectadas através de uma consciência coletiva compartilhada.

Solidariedade orgânica, por outro lado, emerge em sociedades mais avançadas e complexas, onde a divisão do trabalho é mais acentuada e os indivíduos desempenham funções especializadas. A coesão social, neste caso, deriva da dependência mútua entre as pessoas com diferentes papéis e tarefas.

Com base na descrição fornecida sobre o grupo indígena isolado, vivendo de forma tradicional e com pouca ou nenhuma divisão do trabalho especializada, a classificação de Durkheim que melhor se aplica é a solidariedade mecânica. Este grupo compartilha um conjunto comum de crenças e valores, mantendo uma forte consciência coletiva que guia seu modo de viver e pensar, característico de sociedades onde a semelhança, e não a diferenciação, é a base para a coesão social.

Portanto, a alternativa correta é:

C) Solidariedade mecânica, na qual a divisão do trabalho e a individualidade são mínimas, com crenças e valores normalmente padronizados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo