Acerca de neoplasia de sítio primário indeterminado (NSPI), ...
Acerca de neoplasia de sítio primário indeterminado (NSPI), julgue o item.
É entendida como aquela cujo sítio primário não é definido após investigação inicial adequada; e em cerca de três quartos dos casos apresenta tumor primário pequeno para ser detectado clinicamente.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão sobre neoplasia de sítio primário indeterminado (NSPI), é importante compreender o conceito desta condição. Ela se refere a uma situação clínica em que, após uma investigação inicial abrangente, o local primário do tumor não pode ser identificado. Este tipo de neoplasia é desafiador, pois o tratamento e o prognóstico geralmente dependem da localização original do tumor.
A alternativa C – certo está correta. O enunciado descreve adequadamente a característica principal da NSPI, que é a dificuldade de se identificar o sítio primário do tumor, mesmo após exames iniciais completos. Em cerca de três quartos dos casos, o tumor primário é pequeno demais para ser detectado clinicamente, o que complica ainda mais a confirmação do local de origem.
Para entender melhor, pense em uma NSPI como um "mistério clínico" onde o "detetive" (o médico) ainda não conseguiu identificar o "responsável" (sítio primário do tumor) após a primeira investigação, fazendo com que se continue buscando evidências adicionais.
Esta questão exige conhecimento sobre diagnóstico oncológico, especialmente no que se refere a neoplasias cuja origem é difícil de determinar. Saber sobre os métodos de investigação, como exames de imagem e biópsias, e entender por que um tumor poderia permanecer indetectável são partes cruciais para responder corretamente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo