A presença de células escamosas no sedimento urinário, mesm...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - errado
A questão aborda um aspecto importante da urinálise, que é a interpretação dos achados no sedimento urinário. Especificamente, ela se refere à presença de células escamosas. Esses elementos são frequentemente encontrados na urina de indivíduos saudáveis e geralmente não têm significado clínico relevante.
As células escamosas são células epiteliais provenientes do trato genital ou da parte inferior do trato urinário, como a uretra. Elas podem aparecer no sedimento urinário devido à contaminação, especialmente em amostras coletadas de forma inadequada, como em coletas sem a devida higiene ou em amostras de mulheres que não fizeram limpeza adequada antes da coleta.
Importante destacar que a presença dessas células não indica uma neoplasia. Neoplasias ou cânceres urológicos geralmente se apresentam com outros achados mais específicos, como a presença de células atípicas, hemácias ou proteínas na urina, além de sintomas clínicos associados.
Portanto, a afirmação de que "a presença de células escamosas no sedimento urinário, mesmo que em pequeno número, é indicativa de neoplasia" é incorreta. Isso porque essas células são comuns e não têm relação direta com cânceres.
Para resolver questões como essa, o aluno deve ter conhecimentos básicos sobre os componentes do sedimento urinário e sua interpretação, além de saber diferenciar achados clínicos significativos daqueles que são considerados normais ou não patológicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
errado
células escamosas são células que descamam, caem devido à renovação celular que ocorre. É normal e comum, principalmente em mulheres.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo