Exercícios intensos e febre podem interferir na determinação...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - certo
Vamos entender por que a alternativa está correta e explorar mais sobre o tema.
Na urinálise, um dos aspectos importantes é a análise do sedimento urinário, onde são identificados elementos como células, cristais, bactérias e cilindros. Os cilindros são estruturas de formato tubular que se formam nos túbulos renais.
Cilindros hialinos são os tipos mais comuns e são geralmente compostos por uma proteína chamada Tamm-Horsfall. Eles são normalmente encontrados em pequenas quantidades na urina de indivíduos saudáveis. No entanto, a presença de cilindros hialinos pode ser influenciada por fatores fisiológicos e patológicos.
Exercícios intensos e febre são exemplos de condições que podem aumentar a excreção de cilindros hialinos. Isso ocorre devido ao aumento do metabolismo e das demandas fisiológicas sobre o organismo, que podem resultar na excreção temporária aumentada de proteínas. Portanto, a afirmação de que "exercícios intensos e febre podem interferir na determinação de cilindros hialinos no sedimento urinário" está correta.
A alternativa correta é a C - certo, pois reconhece que essas condições fisiológicas podem levar a uma excreção aumentada de cilindros hialinos, sem que isso necessariamente indique uma patologia renal subjacente.
Alternativas incorretas seriam aquelas que negassem essa possibilidade, ou seja, se a questão sugerisse que exercícios e febre não interferem na excreção de cilindros hialinos, estaria incorreta. Essas situações são conhecidas por afetar o resultado da análise, reforçando a importância de uma interpretação cuidadosa dos resultados da urinálise.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
certo
cilindros são feitos de proteínas que derivam de várias causas. ex: atividade física intensa, febre, lesão real, medicamentos... Se o paciente tiver alguma dessas coisas ou fazer algo que estimule a liberação de proteínas por lesão, pode aparecer no laudo do EAS, mas não significa que seja algo grave, mas precisa-se avaliar o caso para o melhor diagnóstico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo