Leia as afirmativas a seguir: I. Os sinais clínicos da inf...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: D - As duas afirmativas são falsas.
Vamos analisar cada afirmativa:
I. Os sinais clínicos da influenza aviária nos animais incluem problemas respiratórios leves e diarreia, sem levar à morte.
Essa afirmativa é falsa. A influenza aviária, também conhecida como gripe das aves, é uma doença viral que pode variar de leve a extremamente grave, dependendo da cepa do vírus envolvido. Algumas cepas, especialmente as de alta patogenicidade, podem causar sintomas respiratórios severos e mortalidade significativa nas aves infectadas. Além de problemas respiratórios e diarreia, pode haver inchaço na cabeça, alterações nos ovos e até morte rápida.
II. Os sinais clínicos da leptospirose em animais de produção não podem estar relacionados a problemas reprodutivos.
Essa afirmativa também é falsa. A leptospirose é uma doença bacteriana que afeta diversos animais, incluindo os de produção, como bovinos, suínos e outros. É conhecida por causar uma variedade de sinais clínicos, muitos dos quais podem estar relacionados a problemas reprodutivos, como abortos, natimortos e infertilidade. Portanto, a afirmação de que a leptospirose não pode estar relacionada a problemas reprodutivos é incorreta.
Portanto, a alternativa D é correta, pois ambas as afirmativas apresentam informações incorretas sobre as doenças mencionadas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D
Os sinais clínicos da influenza aviária podem variar de acordo com a espécie afetada, a idade, o sexo, virulência do vírus, ambiente, presença de infecções associadas e manejo. Todavia o fator mais importante que determina o quadro sintomático é patogenicidade do vírus. O vírus possui três formas distintas: Baixa patogenicidade (VIABP), média patogenicidade (VIAMP) e alta patogenicidade (VIAAP).
Sinais clínicos
Influenza Aviária de Baixa Patogenicidade – Sinais respiratórios discretos, aerosaculites, diarréia, mortalidade baixa, ovos com má formação, involução ovariana e presença de hemorragia, queda de postura.
Influenza Aviária de Média Patogenicidade - Sinais respiratórios discretos, aerosaculites, diarréia, mortalidade baixa, ovos com má formação, peritonite por ruptura de ovário, inflamação renal com presença de uratos, queda de postura.
Influenza Aviária de Alta Patogenicidade – Depressão severa, inapetência, penas arrepiadas, edema facial com crista e barbela inchada e cianótica, canelas com lesões hemorrágicas, dificuldade respiratória com descarga nasal, severa queda de postura, prostração, diarréia, paralisia e morte, morte súbita sem presença dos sinais clínicos mortalidade de até 100% do aviário.
https://www.to.gov.br/adapec/influenza-aviaria/7abrrko8lxuz
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo