Paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q567511 Medicina
Paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com diagnóstico de insuficiência respiratória aguda, já recebe oxigênio em altas concentrações pela máscara facial não reinalante, tem acesso venoso profundo e pérveo apresenta frequência cardíaca de 180 bpm.

O médico é chamado para reavaliar o paciente que apresenta piora súbita do quadro, com agravamento do quadro respiratório, bradipnéia, murmúrio vesicular inaudível bilateralmente, cianose generalizada e queda da frequência cardíaca para 50 bpm.

A melhor atitude a ser tomada neste momento é a de: 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A melhor atitude a ser tomada neste momento é a de ventilar o paciente com bolsa-valva-máscara (BVM). As manifestações clínicas descritas no enunciado sugerem uma possível parada cardiorrespiratória (PCR). Neste caso, a ventilação com BVM é a primeira medida a ser tomada, seguida da realização da compressão torácica, caso necessário. A infusão de atropina e adrenalina é indicada em situações específicas de arritmias e PCR, respectivamente, mas não é a primeira escolha neste cenário clínico. A intubação traqueal pode ser necessária posteriormente, mas a ventilação com BVM é a medida inicial e emergencial. A massagem cardíaca externa só deve ser iniciada se houver ausência de pulso e evidência de PCR.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo