Com referência às metodologias de teste de software, a técni...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1846170 Engenharia de Software
Com referência às metodologias de teste de software, a técnica que avalia as funcionalidades sem ter contato com o código-fonte, mas apenas com as respostas que o sistema dá a determinadas ações, é conhecida como
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta Correta: C - Caixa Preta.

A técnica de teste de Caixa Preta é uma das principais abordagens no campo da Engenharia de Software, especificamente em Teste de Software. Este tipo de teste se concentra em verificar as funcionalidades de uma aplicação sem considerar a estrutura interna do código-fonte. O foco é nas entradas e saídas do sistema: o tester fornece entradas e observa as saídas, assegurando que o software se comporta conforme o esperado.

A alternativa correta é a letra C porque ela descreve exatamente o que consiste a técnica de teste de Caixa Preta. Os testadores que utilizam esta abordagem não precisam ter conhecimento do código-fonte ou da arquitetura interna do software; eles testam o produto como os usuários finais o fariam, o que ajuda a identificar discrepâncias entre o comportamento real do sistema e os requisitos ou especificações funcionais.

As outras alternativas mencionadas são diferentes técnicas ou conceitos de teste:

  • Caixa Branca: Também conhecida como teste estrutural, esta técnica requer conhecimento do código-fonte e da estrutura interna do software para elaborar os casos de teste.
  • Caixa Cinza: É uma técnica híbrida que combina elementos dos testes de Caixa Branca e Caixa Preta.
  • Regressão: Refere-se a uma bateria de testes que é reexecutada após modificações no software para garantir que não surgiram novos defeitos em partes que já estavam funcionando corretamente.
  • Testes não funcionais: Avaliam aspectos do software que não estão diretamente relacionados com comportamentos específicos ou funcionalidades, como desempenho, segurança e usabilidade.

Compreender as diferenças e as aplicações de cada um desses conceitos é crucial para um profissional que deseja se destacar na área de teste de software e, especialmente, para aqueles se preparando para concursos públicos com enfoque em Engenharia de Software.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A = Funcionamento Interno, Código Fonte.

B = Analisa a parte lógica mais a funcionalidade do sistema, fazendo uma comparação do que foi especificado com o que está sendo realizado.

Caixa Branca + Caixa Preta

C = Tem o objetivo de verificar a funcionalidade e aderência aos requisitos, em uma ótica externa ou do usuário, baseado apenas em suas interfaces, sem se basear em qualquer conhecimento do código ou lógica interna do componente de software.

D = Reexecução, Controlar comportamento indesejado de novas funcionalidades.

E = Lhufas.

Testes de Caixa Branca (White Box): teste de software COM conhecimento do código fonte. Localiza erros que não seriam testados.

Testes de Caixa Preta (Black Box): teste de software SEM conhecimento do código fonte. Perspectiva do usuário final.

Testes de Caixa Cinza (Gray Box): teste é realizado COM PARCIAL conhecimento do software.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo