Em relação à eletroconvulsoterapia (ECT), assinale a alterna...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1702623 Psiquiatria
Em relação à eletroconvulsoterapia (ECT), assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - Utiliza-se uma corrente elétrica de baixa intensidade para produzir uma convulsão generalizada, sob anestesia geral, tendo alta eficácia para tratar depressão grave.

A eletroconvulsoterapia (ECT) é um tratamento médico usado principalmente para casos graves de depressão, mas também pode ser eficaz em outras condições psiquiátricas. A questão central aqui envolve o entendimento sobre os usos e características do procedimento.

Justificativa da Alternativa Correta:

A ECT utiliza uma corrente elétrica de baixa intensidade para induzir uma convulsão controlada no paciente. Esse procedimento é realizado sob anestesia geral e monitoramento, garantindo segurança e conforto ao paciente. É especialmente eficaz no tratamento de depressão grave, muitas vezes quando outros tratamentos não surtiram efeito.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: A afirmação de que a ECT é contraindicada para gestantes e portadores de marcapasso está incorreta. Embora precauções adicionais sejam necessárias, a ECT pode ser realizada em gestantes e em alguns casos de pacientes com marcapasso, com o devido acompanhamento médico.

B: A ECT não está sendo banida. Pelo contrário, seu uso continua a ter suporte devido à existência de comprovações de eficácia e segurança em diversos estudos, principalmente para casos de depressão grave.

D: A alegação de que a ECT inibe a liberação de neurotransmissores está errada. O procedimento, na verdade, pode aumentar a liberação e a disponibilidade de neurotransmissores como dopamina, serotonina e norepinefrina, contribuindo para sua eficácia no tratamento de depressão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo