Os resultados abaixo são de um senhor com 62 anos de idade, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1942724 Farmácia
Os resultados abaixo são de um senhor com 62 anos de idade, hipertenso e diabético. Relatou que ficou doente com 48 anos de idade. Desde então, nunca conseguiu fazer um controle adequado da doença. Relatou também que procurou a unidade de saúde, porque, nos últimos tempos, não estava se sentindo bem, apresentando tonteiras, a visão às vezes ficava turva e sentia uma fraqueza quase constante. Reclamou ainda que os pés o incomodavam por estarem sempre “formigando” e com as unhas arroxeadas. Por duas vezes, foi internado por causa de crises de hipertensão. Nesta ocasião, os resultados dos exames realizados foram os seguintes:
Glicose: 192 mg/dL (V.R. = >126mg/dL
Hb A1C (Método certificado pelo NGSP): 9% (V.R. = <8%)
Microalbuminúria: 180 mg/24h
I. Os exames laboratoriais indicam que este paciente apresenta um descontrole dos níveis glicêmicos a longo prazo, que pode ser confirmado pelos valores elevados de Hb A1C e microalbuminúria.
II. Através dos exames laboratoriais, pode-se suspeitar que este paciente já esteja apresentando sinais de comprometimento renal (nefropatia diabética).
III. Através dos exames laboratoriais, pode-se descartar a suspeita de comprometimento renal (nefropatia diabética).

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: D - Somente a afirmativa I e II são verdadeiras.

Tema central da questão: A questão aborda a interpretação de resultados de exames laboratoriais em um paciente diabético e hipertenso, verificando o controle glicêmico e sinais de comprometimento renal. Para resolvê-la, é necessário compreender os indicadores de descontrole glicêmico e nefropatia diabética.

Análise da alternativa correta: A alternativa I afirma que o paciente apresenta descontrole dos níveis glicêmicos a longo prazo, com base nos valores elevados de Hb A1C e microalbuminúria. A Hb A1C, com um valor de 9%, indica controle insuficiente, pois o normal seria abaixo de 8%. A microalbuminúria, com 180 mg/24h, sugere dano renal precoce, típico em diabetes mal controlado.

A alternativa II afirma que há suspeita de comprometimento renal, o que é verdade devido à presença de microalbuminúria, um marcador precoce de nefropatia diabética.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: Está incorreta porque somente a afirmativa I foi considerada, mas a afirmativa II também é verdadeira.

Alternativa B e C: Ambas afirmam que somente a alternativa II é verdadeira, o que é incorreto, pois a alternativa I também é verdadeira. Além disso, a alternativa III está claramente errada, pois contradiz a indicação da presença de nefropatia diabética, que é suportada pelos exames.

Por isso, a alternativa D, que reconhece as afirmativas I e II como verdadeiras, é a correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é: [D] Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

justificativa

Vamos analisar cada uma das afirmações:

  1. Os exames laboratoriais indicam que este paciente apresenta um descontrole dos níveis glicêmicos a longo prazo, que pode ser confirmado pelos valores elevados de Hb A1C e microalbuminúria: Verdadeiro. A Hb A1C de 9% é superior ao valor recomendado (<8%) para controle adequado do diabetes, indicando que o paciente tem um controle glicêmico inadequado ao longo do tempo. Além disso, o valor de microalbuminúria de 180 mg/24h também está elevado (o valor normal é <30 mg/24h), o que sugere um possível início de nefropatia diabética.
  2. Através dos exames laboratoriais, pode-se suspeitar que este paciente já esteja apresentando sinais de comprometimento renal (nefropatia diabética): Verdadeiro. A microalbuminúria elevada é um dos primeiros sinais de comprometimento renal em pacientes diabéticos, e o fato de o paciente apresentar esse achado, junto com os sintomas de neuropatia e dificuldade no controle glicêmico, é indicativo de possível nefropatia diabética. Isso deve ser monitorado com exames adicionais.
  3. Através dos exames laboratoriais, pode-se descartar a suspeita de comprometimento renal (nefropatia diabética): Falso. A microalbuminúria é um marcador precoce de nefropatia diabética, e o valor encontrado no paciente (180 mg/24h) não permite descartar essa suspeita. Na verdade, isso aumenta a suspeita de comprometimento renal em função do diabetes.

análise das alternativas incorretas

  • [A] Somente a alternativa I é verdadeira: A alternativa II também está correta, pois os exames indicam possível comprometimento renal, então essa opção está errada.
  • [B] Somente a alternativa II é verdadeira: A alternativa I também é verdadeira, já que a Hb A1C elevada indica descontrole glicêmico a longo prazo, portanto essa alternativa está incorreta.
  • [C] Somente a alternativa II é verdadeira: Assim como na opção anterior, a alternativa I também é verdadeira, então essa alternativa está incorreta.

em resumo

O paciente apresenta descontrole glicêmico e sinais de possível nefropatia diabética devido aos níveis elevados de Hb A1C e microalbuminúria, o que confirma as alternativas I e II como verdadeiras.

pontos chave

  • Hb A1C elevada indica descontrole glicêmico a longo prazo.
  • Microalbuminúria é um sinal precoce de nefropatia diabética.
  • Não se pode descartar a nefropatia diabética devido à microalbuminúria aumentada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo