Julgue o item que se segue, relativos a escrituração contábi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB
Q1220457 Contabilidade Geral
Julgue o item que se segue, relativos a escrituração contábil.
Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre escrituração contábil.

escrituração é uma técnica contábil, que permite o controle do patrimônio, objeto da contabilidade. Para isso, diversas regras são estabelecidas nas normas técnicas com vistas ao correto registro dos fatos contábeis, por meio dos lançamentos contábeis. São nos livros contábeis e fiscais que registramos todos os fatos contábeis que ocorreram em determinado período, de acordo com o que determina a Lei n.º 6.404/76.

Os principais livros contábeis são o diário e razão, mas temos vários outros (caixa, registro de duplicatas, contas correntes, etc.).

Atenção! Nesse rol temos livros obrigatórios e facultativos, a depender da natureza jurídica da entidade e consequentemente da legislação aplicável. Em regra, o livro diário é obrigatório (exigido pelo código civil), enquanto que o livro razão é facultativo para empresas no geral (exceto optantes pelo lucro real).

O livro razão é principal porque registra todos os fatos contábeis (contas patrimoniais ou de resultado) e é sistemático, pois os fatos contábeis são registrados por tipos de contas, como a conta “Caixa", “PIS a recolher", “Conta capital", etc.

Veja um exemplo¹ prático de livro razão:


Atenção! Utilizamos o livro razão para elaborarmos o balancete de verificação. O balancete é basicamente um rol dos saldos do livro-razão ao final do exercício. É uma relação das contas utilizadas no período e, por isso, pode apresentar contas patrimoniais (ex.: contas do Balanço Patrimonial) e de resultado (ex.: receitas e despesas).

Já no livro diário são registrados todos os fatos ocorridos em um exercício individualmente e em ordem cronológica. Esse livro é um dos mais antigos da contabilidade e é exigido no Brasil desde 1850 pelo Código Comercial, ratificado pelo atual Código Civil.

Feita toda a revisão, já podemos identificar o erro da assertiva:

Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão.

O livro-razão é essencial para o levantamento do balancete, mas não é essencial para o levantamento do balanço. Além disso, o balancete de verificação é um instrumento de verificação contábil e não é requisito para o levantamento do balanço patrimonial.


Fonte:

¹Site da internet: Ensino do Direito Empresarial. Acesso em: 17 jun. 2021.


Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

...é essencial para o levantamento do balanço e, em decorrência, do balancete

GABARITO: ERRADO

Galera, o erro da questão está em afirmar que o livro-razão é essencial para algo... Trata-se de um livro importante e muito utilizado sim, contudo, o razão não é obrigatório, então, não há de se falar em "é um livro essencial para balanço.."

O diário, este sim é essencial!!!!!

*EDIT*: Não há dúvida, realmente, o livro razão pode ser de uso obrigatório sim, contudo, ele é facultativo para as empresas em geral. Colega Lucas Audir Andrade, o meu embasamento em dizer que o razão não é obrigatório foi para justificar a parte da assertiva em que afirma:

"...é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço..."

Quanto ao levantamento do balancete, ok, está perfeito!!! Agora, dizer que, em decorrência, também é essencial para o levantamento do balanço (?) A questão peca aí, pelo menos no meu ponto de vista!!! Oras, se a regra geral diz que o razão é facultativo (pelo menos para a legislação comercial), como pode ser ele essencial para o levantamento do BP?

Minha intenção é ajudar os demais colegas e aprender, claro! Então, caso você identifique algum equívoco da minha parte, por gentileza, me avise para que eu altere a explicação e, assim, o comentário não prejudique os colegas!! ;)

Dê uma olhada nessas questões:

(CESPE-2017) É obrigatória a escrituração do livro razão por qualquer pessoa jurídica. ERRADO

(CESPE-2016) A legislação brasileira determina ser obrigatória a escrituração contábil; por isso, o empresário e a sociedade empresária devem escriturar, pelo menos, os livros diário e razão. ERRADO

Olha essa aqui, o examinador tentando induzir o candidato ao erro e mostrando que o diário, além de obrigatório (há exceções, vide LC 123/2006), é essencial:

(CESPE-2013) O balanço patrimonial e o de resultado econômico devem ser lançados no livro razão. Ambos têm de ser assinados por técnico em ciências contábeis legalmente habilitado e pelo empresário ou sociedade empresária. ERRADO (Resposta correta pode ser fundamentada pelo código civil)

Para finalizar, você falou sobre o Renato...!!!

Se liga nesse comentário dele na segunda questão que postei aqui:

"O livro diário, ao contrario do razão deve ser autenticado e é de uso obrigatório..."

O balancete de verificação é composto por todas as contas com os seus respectivos saldos, extraídos do Livro Razão. O livro diário NÃO é utilizado na elaboração do balancete.

Gabarito: ERRADO.

É do Livro-Razão que extraímos os saldos ao final do exercício e, com base nesses saldos, será elaborado o Balancete de Verificação que dará origem ao Balanço Patrimonial e ao Demonstrativo de Resultado.

Acredito que o erro da questão está em afirmar que o Livro-Razão agrupa as contas, visto que no Livro-Razão cada página controlará uma conta e somente essa conta.

QUESTÃO ERRADA, -Pois o Livro Razão não agrupa contas.. A ESCRITURAÇÃO NO RAZÃO acontece de forma individualizada, por conta ou sub conta, utilizando uma folha ou ficha para cada uma delas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo