Julgue o item que se segue, relativos a escrituração contábi...
Enquanto o livro-razão — que agrupa as contas sempre com lançamentos de débito e crédito — é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço, o livro diário reúne os fatos em ordem cronológica, sendo independente da escrituração no livro-razão.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (104)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
...é essencial para o levantamento do balanço e, em decorrência, do balancete
GABARITO: ERRADO
Galera, o erro da questão está em afirmar que o livro-razão é essencial para algo... Trata-se de um livro importante e muito utilizado sim, contudo, o razão não é obrigatório, então, não há de se falar em "é um livro essencial para balanço.."
O diário, este sim é essencial!!!!!
*EDIT*: Não há dúvida, realmente, o livro razão pode ser de uso obrigatório sim, contudo, ele é facultativo para as empresas em geral. Colega Lucas Audir Andrade, o meu embasamento em dizer que o razão não é obrigatório foi para justificar a parte da assertiva em que afirma:
"...é essencial para o levantamento do balancete e, em decorrência, do balanço..."
Quanto ao levantamento do balancete, ok, está perfeito!!! Agora, dizer que, em decorrência, também é essencial para o levantamento do balanço (?) A questão peca aí, pelo menos no meu ponto de vista!!! Oras, se a regra geral diz que o razão é facultativo (pelo menos para a legislação comercial), como pode ser ele essencial para o levantamento do BP?
Minha intenção é ajudar os demais colegas e aprender, claro! Então, caso você identifique algum equívoco da minha parte, por gentileza, me avise para que eu altere a explicação e, assim, o comentário não prejudique os colegas!! ;)
Dê uma olhada nessas questões:
(CESPE-2017) É obrigatória a escrituração do livro razão por qualquer pessoa jurídica. ERRADO
(CESPE-2016) A legislação brasileira determina ser obrigatória a escrituração contábil; por isso, o empresário e a sociedade empresária devem escriturar, pelo menos, os livros diário e razão. ERRADO
Olha essa aqui, o examinador tentando induzir o candidato ao erro e mostrando que o diário, além de obrigatório (há exceções, vide LC 123/2006), é essencial:
(CESPE-2013) O balanço patrimonial e o de resultado econômico devem ser lançados no livro razão. Ambos têm de ser assinados por técnico em ciências contábeis legalmente habilitado e pelo empresário ou sociedade empresária. ERRADO (Resposta correta pode ser fundamentada pelo código civil)
Para finalizar, você falou sobre o Renato...!!!
Se liga nesse comentário dele na segunda questão que postei aqui:
"O livro diário, ao contrario do razão deve ser autenticado e é de uso obrigatório..."
O balancete de verificação é composto por todas as contas com os seus respectivos saldos, extraídos do Livro Razão. O livro diário NÃO é utilizado na elaboração do balancete.
Gabarito: ERRADO.
É do Livro-Razão que extraímos os saldos ao final do exercício e, com base nesses saldos, será elaborado o Balancete de Verificação que dará origem ao Balanço Patrimonial e ao Demonstrativo de Resultado.
Acredito que o erro da questão está em afirmar que o Livro-Razão agrupa as contas, visto que no Livro-Razão cada página controlará uma conta e somente essa conta.
QUESTÃO ERRADA, -Pois o Livro Razão não agrupa contas.. A ESCRITURAÇÃO NO RAZÃO acontece de forma individualizada, por conta ou sub conta, utilizando uma folha ou ficha para cada uma delas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo