A construção linguística empregada no título do texto indica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Patos de Minas - MG Provas: CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Engenheiro de Segurança do Trabalho | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Enfermeiro Assistencial do SAMU - GH XI - 1 - C | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Engenheiro Civil Regulador Vigilância Sanitária | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Administrador de Empresas | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Advogado | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Engenheiro Civil | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Analista de Sistemas | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Assistente Social | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Bibliotecário | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Cirurgião-Dentista Buco Maxilo Facial | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Psicólogo Clínico | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Contador | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Economista | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Cirurgião-Dentista Endodontista | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Engenheiro Florestal | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Psicólogo | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Cirurgião-Dentista Odontopediatra | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Cirurgião-Dentista para Pacientes Especiais | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Psicólogo Industrial | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Cirurgião-Dentista Periodontista | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Cirurgião-Dentista Plantonista | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Médico Radiologista | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Odontólogo Regulador Vigilância Sanitária | CONSULPLAN - 2015 - Prefeitura de Patos de Minas - MG - Técnico Nível Superior I - Engenheiro de Trânsito e Transporte |
Q593925 Português
                       Recomeço: a vida dos refugiados sírios em São Paulo

Em março deste ano, cinco meses antes da imagem do corpo do menino Aylan Kurdi, de três anos, estirado nas areias da praia de Bodrum dar um tapa na cara da humanidade, o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, o português Antônio Guterres, classificou a guerra civil da Síria como “a pior crise humanitária da nossa era" – ou pelo menos a mais grave pós‐Segunda Guerra. Em quatro anos e meio, o conflito insano que destruiu o país árabe deixou mais de 250.000 mortos e espalhou 4 milhões de refugiados pelo mundo – 25% deles menores de idade. Do grupo que arriscou cruzar o Atlântico rumo às Américas, a maioria desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. No Brasil, o primeiro destino foi bater à porta da mesquita de Guarulhos, a 10 quilômetros de onde aterrissaram, em busca de abrigo.

      Foi esse o caminho percorrido no ano passado por Marah Khamis, de 23 anos, ao lado do marido, dos pais e de três irmãs, que deixaram Damasco depois que um familiar desenvolveu um câncer em consequência de uma bomba química. Os bens foram convertidos em passagens aéreas para o Brasil. Desembarcaram com poucas malas e economias suficientes para algumas semanas. O único endereço em mente era a mesquita de Guarulhos, onde foram acolhidos e se juntaram a cerca de 150 conterrâneos que seguiram o mesmo itinerário – hoje, o país contabiliza 2.077 refugiados sírios, segundo a ONU.

      Uma tragédia também foi o motivo que trouxe ao Brasil a síria Fateh Saymeh, de 29 anos, o marido, Mohamed Saymeh, e as duas filhas de cinco anos. “Minha casa explodiu na minha frente", lembra Fateh, de fala calma e serena ante as memórias da guerra. A indignação fica por conta do marido, que assumiu uma dura rotina para sustentar a família. Saymeh é funcionário de um restaurante das 9h às 18h, o que lhe rende 1.000 reais por mês – dinheiro que tem como destino o aluguel da casa. Para complementar a renda, ele trabalha na Feira da Madrugada, no Brás. Embora ainda não consiga se comunicar em português, ele já aprendeu a pronunciar as únicas palavras que definem sua realidade – e a de milhares de brasileiros: “Muito cansado".

(Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/recomeco‐a‐vida‐dos‐refugiados‐sirios‐em‐sao‐paulo. Acesso em: setembro de 2015.)
A construção linguística empregada no título do texto indica que o sinal de dois pontos foi utilizado com o propósito de introduzir um(a)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - especificação, detalhamento de uma informação.

Vamos entender o porquê dessa escolha:

O tema da questão aborda a utilização do sinal de dois pontos na construção linguística, especificamente no título do texto. Os dois pontos são um sinal de pontuação que podem ter várias funções, como introduzir uma explicação, uma citação, uma enumeração, entre outras.

No título "Recomeço: a vida dos refugiados sírios em São Paulo", o sinal de dois pontos está sendo usado para introduzir uma especificação ou detalhamento do que significa "Recomeço". Isto é, após os dois pontos, temos uma descrição mais detalhada sobre que tipo de recomeço está sendo abordado — neste caso, a vida dos refugiados sírios em São Paulo. Portanto, a alternativa D está correta, pois os dois pontos estão introduzindo uma informação mais específica sobre o termo que o antecede.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - conclusão, justificativa: Os dois pontos não estão introduzindo uma conclusão ou justificativa. Eles estão detalhando o que é o "Recomeço". Se estivessem introduzindo uma conclusão, a frase após os dois pontos completaria ou justificaria a ideia da frase anterior, o que não é o caso aqui.

B - adendo que se intercala no discurso: Um adendo é uma adição de informação que pode estar intercalada ao longo do texto, mas não é o uso dos dois pontos neste título. O uso dos dois pontos aqui é para especificar, não para adicionar algo que se intercala no discurso.

C - conceito para a expressão que o antecede: Embora esta alternativa pareça próxima, ela não é a mais precisa. Os dois pontos não estão introduzindo um conceito, mas sim uma especificação ou detalhamento da expressão "Recomeço". Conceito geralmente envolve uma definição mais técnica ou teórica, o que não se aplica perfeitamente neste contexto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Emprego dos DOIS PONTOS

 

1- Antes de uma citação. Ex.: Disse o filófofo: "Só sei que nada sei."

 

2- Antes de uma enumeração (FACULTATIVO). Ex.: Aqui nós encontramos: material de escritório, roupas, relógios, rádios etc.

 

3- para introduzir aposto. Ex.: Só queria algo: seu afeto.

 

4- Antes de um exemplo, nota, observação. Ex.: Obs.:

 

5- antes de um esclarecimento, especificação, detalhamento. Ex.: Recomeço: a vida dos refugiados sírios em São Paulo. (LETRA E)

Questão comentada pelo professor Ricardo Erse neste link:

https://www.youtube.com/watch?v=KAeqM0UOxno

Gabarito Letra E? rs Alternativas até letra D. Gente, atenção é um requisito importantissimo, porque as vezes perdemos questões que temos dominio, mas num deslize em fração de segundos tudo vai por "agua a baixo"... Falo isso por experiência propria... rs... abraço e bons estudos.

Resposta: D

DOIS-PONTOS
"Falas": Discurso direto.
"Citações": Intertextualidade.
"Explicações/Especificações": Aposto.
 

Dois pontos é um sinal de pontuação que marca uma ligeira suspensão no ritmo ou na entonação de uma frase não concluída. É usado:

Q698041

indicar as causas de um resultado anunciando anteriormente.

 

 

- Antes do discurso direto.

Exemplo:

Foi então que ele disse:

- Estou cansado de tanta confusão!

- Antes de uma enumeração.

Exemplo:

Para o início das aulas, os alunos precisarão de: lápis, canetas, borracha, apontador, régua, tesoura, cola e caderno.

- Antes de uma citação.

Exemplo:

Como afirmou Descartes: “Penso, logo existo”.

- Antes de um esclarecimento, explicação, resumo, causa ou consequência.

Exemplos:

E foi isso que aconteceu: elas foram embora mais cedo.

Resumindo: será necessário um esforço por parte de todos para que tudo funcione corretamente.

- Após palavras que indicam exemplos, observações, notas, informações importantes,…

Exemplos:

Atenção: não confundir aposto com vocativo.

Observação: cada atleta deverá trazer uma camiseta branca.

- Antes de orações apositivas.

Exemplo:

Contei a verdade a meu marido: já estava cansada de nosso casamento.

- Após o vocativo inicial de cartas e comunicações, sendo, contudo, mais usualmente utilizada a vírgula.

 

 

 

 

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo