Quanto à Lei n.º 8.666/1993, julgue o item seguinte. Os cont...
Quanto à Lei n.º 8.666/1993, julgue o item seguinte.
Os contratos administrativos regidos pela Lei
n.º 8.666/1993 poderão ser alterados, com as devidas
justificativas, unilateralmente pela Administração.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Assim, na busca do interesse pública, a Administração Pública pode modificar o contrato, independentemente do consentimento da outra parte, desde que não prejudique o contratado e desde que a modificação seja feita nos limites da lei.
Art. 58, Lei 8666: O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:
I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;
Para manter o equilíbrio contratual, nos termos do art. 58, § 2º, da Lei n. 8.666/1993, deve ser observada revisão das cláusulas econômico-financeiras.
§ 2o Na hipótese do inciso I deste artigo, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.
Resposta correta: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art 58- O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta lei confere à administração a prerrogativa de :
I- Modifica-los , unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitado os direitos do contratado.
Resposta: CERTO
O enunciado da pergunta traz parte do texto referente ao artigo 58 da lei 8666/93, o candidato teria que saber valorar como certo ou errado, tendo o conhecimento da lei ajuda.
Tal dispositivo faz parte das cláusulas exorbitantes, que constituem as cláusulas de direito público que colocam a administração em posição de verticalidade perante o particular. O fundamento das cláusulas exorbitantes é o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado.
Comentários com caráter apenas opinativo. <3 Ela só quer #PAZ
2015
Para prevalecer o interesse público, mesmo sem prévia concordância do contratado, as cláusulas econômico-financeiras e monetárias podem ser alteradas unilateralmente pela administração.
errada
GAB: CERTO
Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:
I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;
II - rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta Lei;
III - fiscalizar-lhes a execução;
IV - aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste;
V - nos casos de serviços essenciais, ocupar provisoriamente bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato, na hipótese da necessidade de acautelar apuração administrativa de faltas contratuais pelo contratado, bem como na hipótese de rescisão do contrato administrativo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo